Propriedades do Chá de Erva Cidreira

O nome científico da erva cidreira é Melissa officinalis. Ela é nativa da Europa meridional e tem “parentesco” com outra erva bem conhecida na medicina popular: a hortelã. O chá feito com a erva cidreira é cheio de propriedades para a nossa saúde. Muitas dessas propriedades, inclusive, já foram comprovadas pelos estudos científicos.

Calmante Natural

Um estudo analisou os efeitos positivos trazidos pelo consumo da erva cidreira juntamente com a valeriana – uma combinação bem comum nos tratamentos alternativos. Os pesquisadores observaram que essas plantas combinadas ajudam a melhorar a qualidade do sono. Além disso, ficou comprovado que o uso da erva cidreira também é capaz de aliviar a ansiedade e o nervosismo. Quem sofre com esse tipo de problema, pode se beneficiar com quantidades diárias do chá de erva cidreira (receita abaixo).

Outros Benefícios:

  • É indicado para melhorar a digestão;
  • Pode ser aplicado sobre a pele para tratar a herpes;
  • Alivia as dores causadas pela cólica menstrual;
  • Atua no controle dos sintomas do Alzheimer;
  • É bactericida;
  • Funciona como repelente natural.Erva Cidreira

Como Fazer o Chá?

Depois de conhecer todos esses benefícios, é hora de aprender a preparar o chá de erva cidreira corretamente. Você vai precisar de:

  • 1 colher (sopa) de folhas frescas de erva cidreira
  • 1 litro de água filtrada

Coloque a água e as folhas em uma chaleira e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, desligue e mantenha a chaleira tampada por cerca de 10 minutos. Após esse tempo coe o chá e guarde em um recipiente para ir tomando aos poucos. A indicação de consumo é de 1 xícara (chá) a cada 6 horas para combater a ansiedade e o nervosismo. Se o chá for usado para melhorar a digestão, tome 1 xícara (chá) 30 minutos depois das principais refeições.

Por Mila Silva nas categorias Remédios Caseiros, Saúde. Tags: , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Propriedades do Chá de Erva Cidreira"