Perigos da Escova Progressiva

No dia 29 de janeiro deste ano, foi ao ar uma matéria do Fantástico, falando sobre sobre os perigos da escova progressiva. De acordo com a reportagem, o uso do formol é proibido pela ANVISA desde 2009. No entanto, muitos salões de beleza continuam utilizando o produto químico para alisar os cabelos.

Escova Progressiva

Em busca de cabelos mais lisos, muitas mulheres usam o formol mesmo sabendo que faz mal. A chamada “escova progressiva” começou a ser usas há cerca de 10 anos, no subúrbio carioca. Rapidamente a técnica se espalhou pelos salões do Brasil inteiro, devido ao seu sucesso com o público feminino. Em 2004 começaram a ser divulgadas as pesquisas sobres os danos causados pelo uso cosmético do formol. Por isso, em 2009 a ANVISA optou por proibir definitivamente a venda do produto, senão para pessoas autorizadas. Ainda assim, muitos salões de beleza insistem em utilizar o formol em fórmulas para alisamento dos cabelos. Os nomes podem variar, como Escova Inteligente, Escova de Chocolate ou Escova Marroquina, mas a base é a mesma: o formol.

Formol

Uso do formol em salões de beleza

Perigos do Uso do Formol

Quando aplicado no couro cabeludo, o formol fica em contato direto com a pele. Além disso, é inalado, chegado às vias respiratórias. Toda essa exposição é muito prejudicial à saúde. Veja alguns males que podem ser causados pelo uso do formol:

  • O formol pode causar reações alérgicas bastante graves. Nesse tipo de caso, formam-se feridas no couro cabeludo. A pele pode ficar danificada e, em casos extremos, a alergia pode culminar no choque anafilático, seguido de morte;
  • Também é comum que o uso do formol possa desencadear problemas respiratórios em quem o utiliza. A inalação da substância causa irritação no nariz e na gargante. Em casos mais graves, pode ocasionar uma laringite aguda e consequente sufocamento;
  • Os especialistas também garantem que o contato direto com o formol pode aumentar as chances de aparecimento do câncer. O uso da substância está relacionado com o surgimento de tumores no nariz, na boca, na faringe, na laringe e na traqueia.

Veja a reportagem exibida pelo fantástico:

Por tudo isso, jamais utilize produtos que contenham formol. Quando for ao salão de beleza, exija que o cabeleireiro abra o produto na sua frente e leia atentamente o rótulo. Lembre-se: não vale a pena colocar a saúde em risco apenas para ficar com os cabelos mais bonitos.

Por Mila Silva nas categorias Beleza, Saúde. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Perigos da Escova Progressiva"