Para Que Seve o Chá de Arruda?

Muitos remédios caseiros podem ser encontrados no quintal de casa. A arruda (Ruta graveolens) é bem comum em diversas regiões do Brasil, mas nem todo mundo conhece suas propriedades medicinais. Popularmente, a erva ficou conhecida por afastar o mal olhado e as energias negativas. Mas para além da crendice popular, existem também os efeitos trazidos pelas substâncias contidas na arruda.

Arruda

Arruda

Propriedades Terapêuticas da Arruda

O chá da planta pode ser usado no tratamento das varizes, além de ser um inseticida natural e aliviar as dores reumáticas. A arruda possui uma substância chama de rutina ou vitamina P, que atua de forma bastante benéfica em nosso organismo. Entre suas propriedades, está a capacidade de fortalecer os vasos sanguíneos, ajudando, assim, a melhorar a circulação. A arruda também atua como um analgésico natural, sendo capaz de amenizar a dor causada pelo reumatismo e outros problemas.

Como Fazer o Chá?

Basta um pouco de arruda em casa para aproveitar todos esses benefícios. O chá deve ser preparado com:

  • 1 punhado de folhas frescas ou secas da arruda
  • 1 litro de água
  • Primeiramente é preciso ferver a água. Depois que levantar fervura, adicione a arruda e mantenha tampado por 30 minutos. Coe o chá e tome ainda morno. A indicação é de 3 ou 4 xícaras diárias para amenizar as dores reumáticas, restabelecer o fluxo menstrual e reduzir as varizes.

Contraindicações

O fato da arruda ser um produto natural não significa que ela não tenha contraindicações. Seu consumo em excesso pode resultar em tremores, dores abdominais, náusea, sonolência e outros efeitos inesperados. As mulheres grávidas deve evitar o chá, pois o consumo da erva ocasiona hemorragias e, consequentemente, o aborto.

Por Mila Silva nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (5)

  • Gloria Tangari disse em 10/05/2013 às 22:07:

    não sabia , muito bom.

  • Ivan Skrdlik disse em 11/05/2013 às 02:14:

    Ouvi dizer que é “bom” para vermes, especialmente o oxiuros.

  • Dina Silva disse em 13/05/2013 às 15:14:

    pra mim é novidade gostei da informação
    obrigada

  • Analluccya Lucya disse em 14/05/2013 às 14:50:

    Gostei da dica muito obrigada!!

  • Maria Santos disse em 20/05/2014 às 15:35:

    Gostei, é bom estarmos enformados.

  • Deixe seu comentário sobre "Para Que Seve o Chá de Arruda?"