Os Perigos da Pedicure

Que mulher não gosta de ir ao salão de beleza e voltar com as unhas dos pés e mãos arrumadas? O que quase ninguém pensa é que no salão entramos em contato com várias bactérias e doenças e a pedicure é uma das maiores responsáveis pela contaminação.

A retirada da cutícula, pele que envolve as unhas, requer o uso de vários aparelhos, que nem sempre são higienizados da maneira correta. A espátula e principalmente o alicate de unha podem ser instrumentos muito perigosos. O mesmo alicate, usado em várias vezes, entra em contato com a pele e com o sangue de diversas pessoas, e pode transmitir doenças, como hepatite e HIV.

Pedicure

Equipamentos de Pedicure exigem cuidados

O palitinho de madeira, usado para limpar as unhas, também pode ser um perigo. O material não pode ser higienizado da maneira correta e se transforma em uma colônia de bactérias e fungos rapidamente, transmitindo, entre outras doenças, micose. Por isso, o ideal é que se opte pelo palito de metal, que pode ser higienizado mais facilmente.

Em muitos salões, os instrumentos para realização da pedicure são esterilizados em estufas. O problema é que essa esterilização quase nunca é feita com o devido rigor. Para que sejam esterilizados, é preciso que os instrumentos fiquem um determinado tempo na estufa, à temperatura correta, sem que o equipamento seja aberto. Como não observamos todo o processo de higienização, é difícil saber se a estufa foi usada da maneira correta.

As bacias usadas para colocar o pé de molho são outro problema. Assim como os palitinhos de madeira, não existe uma maneira confiável de se higienizar essas peças. Por mais limpo que seja o salão, as bacias dificilmente estarão livres de bactérias e fungos, principalmente as de plástico. Por isso, a cliente deve exigir que sejam forradas com plástico descartável, para que não se entre em contato direto com os recipientes contaminados.

Dica para evitar problemas na pedicure

Quanto ao alicate, a lixa, a espátula e outros instrumentos necessários para uma boa pedicure, o ideal é que a pessoa leve seu próprio kit de casa, para ter a garantia de que estarão devidamente limpos e que não foram utilizados por outras pessoas. Dessa forma, você garante não só a beleza mas também a saúde dos seus pés.

Por Mila Silva nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Os Perigos da Pedicure"