O que é Labirintite

Costumeiramente, os problemas infecciosos ou inflamatórios que afetam o labirinto são chamados de labirintite. O labirinto é uma das partes que compõem o ouvido interno, sendo formando pela pela cóclea, responsável pela audição, e pelo vestíbulo, responsável pelo equilíbrio do corpo. Por isso, as afecções do labirinto podem interferir tanto na audição, quanto no equilíbrio, causando perda auditiva, tonturas, náuseas, vertigens, zumbidos no ouvido, entre outros sintomas.

Causas da Labirintite

Geralmente, as pessoas são acometidas pela labirintite após os 40, 50 anos. Isso acontece porque com o passar dos anos ocorrem alterações no metabolismo, bem como a incidência de outras doenças, como os problemas de colesterol, tiglicérides e ácido úrico. Todos esses fatores prejudicam a circulação sanguínea, dificultando a chegada do sangue no cérebro e no labirinto.

Sintomas da Labirintite

Labirintite

Vertigem, um dos sintomas da labirintite

Os sintomas mais característicos da labirintite são as tonteiras e vertigens. Para quem não sabe, vertigem é aquela sensação de que tudo está rodando à sua volta. A tontura, por sua vez, está associada à perda de equilíbrio, como se faltasse o chão. Outros sintomas são:

  • Náusea;
  • Vômito;
  • Sudorese;
  • Mudanças no funcionamento do intestino;
  • Instabilidade;
  • Dificuldade para escutar;
  • Zumbidos.

Tratamento da Labirintite

Se tratada da maneira correta, a labirintite tem cura. Alguns medicamentos ajudam a suprimir os sintomas e controlar as causas. Uma mudança de hábitos também fundamental para que haja uma melhora da doença, principalmente no que diz respeito a uma alimentação saudável. Como dissemos, o colesterol e o triglicérides são agravantes para o aparecimento da doença, sendo fundamental manter um dieta equilibrada, combinada com atividade física regular. Evitar o estresse, a ansiedade e o nervosismo é importante para controlar a labirintite e seus sintomas. O cigarro e a bebida alcoólica também estão associados ao aparecimento da doença e devem ser evitados.

Por Mila Silva nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (2)

  • Maria Dos Anjos disse em 03/04/2014 às 23:51:

    eu tenho essa doença e gostaria de saber se tem cura pos não tenho nausias mais tenho muita vertigem

    • Emília Silva disse em 01/05/2014 às 19:05:

      Maria dos Anjos, a labirintite não tem cura, mas se for tratada adequadamente se torna bem mais amena. Converse com um médico!

  • Deixe seu comentário sobre "O que é Labirintite"