Leite da Moreira – Reportagem do Fantástico

O Fantástico que foi ao ar neste domingo trouxe uma interessante reportagem sobre o leite de moreira. Esse produto, vendido em várias partes do Brasil como fitoterápico, pode fazer mal à saúde.

Fraude do Produto Natural

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta que a venda da seiva da moreira é crime. No entanto, o rótulo garante diversas propriedades e indicações:

“Cápsulas indicadas para dor de cabeça, bursite, picada de insetos, asma, sinusite, garganta inflamada, dor nas pernas, cólicas, varizes, pancadas, frieira, torcicolo, micoses, coceira, dor na coluna, celulite, distensão muscular, torção, luxação e rachadura dos pés” (Fonte: g1.globo.com).

Atraídas por esses benefícios, muitas pessoas procuram o leite de amoreira. Normalmente, um amigo ou parente é quem comenta sobre as propriedades positivas do produto. Aí fica o alerta: nunca consuma medicamentos, sejam eles alopáticos ou naturais, por indicação de conhecidos. Somente um especialista pode receitar tratamentos de modo adequado e sem riscos.Leite da Moreira

Opinião do Cientistas

Pesquisadores brasileiros investigam os reais benefícios da seiva da moreira para a saúde, mas destacam que as cápsulas encontradas no mercado não passam de enganação. Em análises farmacológicas, foi possível observar que o leite de moreira vendido clandestinamente é composto por analgésicos e anti-inflamatórios. Isso quer dizer que os efeitos positivos são obtidos não pelo uso de um produto natural, mas sim por remédios comuns. O problema é que eles podem causar reações adversas e reagir com outros medicamentos sem que a pessoa sequer saiba o que está tomando. Em uma das amostras, foram encontrados corticoides, que só devem ser tomados com prescrição médica e causam graves efeitos colaterais.

Conclusão

Existem muitos fitoterápicos comprovados cientificamente, mas não devemos nos deixar enganar por promessas milagrosas de produtos naturais. Antes de consumirmos qualquer remédio ou produto natural, é importante consultar um especialista para ter certeza de que essa é a melhor opção. Na dúvida, pesquise na internet o que diz a ANVISA sobre o produto que alguém comentou que é ótimo. Assim, é possível fugir de fraudes como essa do leite da moreira.

A reportagem completa do Fantástico pode ser vista neste link: http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2015/01/produto-vendido-como-natural-contem-substancias-que-podem-fazer-mal.html

Por Mila Silva nas categorias Remédios Caseiros, Saúde. Tags: , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Leite da Moreira – Reportagem do Fantástico"