Gastrite

Você com certeza já ouviu falar ou mesmo é vitima do mal conhecido como gastrite, uma inflamação na mucosa do estômago que pode se apresentar de maneira aguda ou crônica. Por ser um mal muito comum e incomodar muitas pessoas, às vezes não é dada a devida atenção ao tratamento e diagnóstico dessa doença. Porem é importante ficar de olho para controlar a situação e evitar que ela se desenvolva até o ponto de formar uma úlcera, problema muito mais perigoso e difícil de curar.

Causas

Existem várias causas possíveis para o desenvolvimento da gastrite, sendo que as mais recorrentes são aquelas induzidas pelo uso intenso de medicamentos e álcool, além da gastrite causada por uma bactéria.

gastrite

A gastrite pode ser crônica ou aguda

  • Medicação: o uso de aspirinas e corticoides por períodos prolongados pode desenvolver gastrite, uma vez que estes medicamentos reduzem a proteção natural do estomago.
  • Álcool: Da mesma maneira que a aspirina e os corticoides, o álcool quando consumido em grandes quantidades e por período prolongado pode desgastar a proteção natural do estomago e gerar a gastrite.
  • Bactéria: a Helicobacter pylori consegue sobreviver dentro do estômago e desenvolver um quadro de gastrite no hospedeiro através das substancias que ela produz. Este é um dos tipos de gastrite que pode se transformar em úlcera e, em casos piores, em câncer no estomago.

Sintomas

Nos casos de gastrite crônica, a doença pode ser assintomática, mas no quadro geral, de gastrite aguda, o paciente sofre com dores na região superior do abdome, queimação que é aliviada com a ingestão de alimentos. Ainda é possível perceber situações de vômito e náuseas, além redução do apetite. Nos casos onde a gastrite gerou úlceras, o paciente pode partir para um quadro mais preocupante de eliminação de sangue, seja pelas fezes, seja pelo vômito.

Tratamento

O tipo de tratamento adotado vai depender muito da origem da gastrite, mas de maneira geral o paciente precisa evitar medicamentos anti-inflamatórios e bebidas alcoólicas. Uma consulta com um especialista é a melhor maneira de fazer o tratamento mais eficaz.

Por Daiana nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Gastrite"