Exercícios físicos indicados para doenças respiratórias

A prática de atividades físicas pode melhorar a qualidade de vida das pessoas que têm problemas respiratórios. Muitas vezes, quem sofre com doenças crônicas como bronquite, asma, rinite ou qualquer outro tipo de inflamação nas vias respiratórias, tem limitações fisiológicas e acaba se afastando das atividades físicas, o que é um erro.
Quando o corpo de uma pessoa que tem doenças pulmonares crônicas se acostuma com a carga de exercício, ele passa a utilizar melhor o oxigênio, a respirar com mais facilidade devido ao fortalecimento dos músculos responsáveis pela respiração. Além disso, aumenta a circulação do sangue, fortalece o coração e diminui a pressão sanguínea.

Cuidados

Para quem tem problemas respiratórios, é importante tomar algumas precauções com o objetivo de evitar desconfortos ou acidentes: não fazer exercícios sozinho em áreas isoladas como trilhas e parques florestais, não exercitar-se fora de casa quando a temperatura está muito elevada ou quando o clima está muito seco e não aumentar a carga do exercício sem antes consultar o preparador físico.
A prática de alongar antes é necessária para todos tipo de exercício. Preparar o corpo para a atividade é muito importante pois evita dores musculares.

Exercícios mais indicados

Exercícios para doenças respiratórias

Exercícios para doenças respiratórias

A natação é uma das alternativas mais indicadas por médicos para ajudar na recuperação ou para o tratamento de problemas pulmonares crônicos. Os exercícios realizados na piscina ajudam a aumentar a entrada de ar nas vias respiratórias por causa da maior umidade relativa do ar. Além disso, a água funciona como um vasodilatador, que facilita a circulação sanguínea e o trabalho do coração.
Outro benefício, segundo o especialista, é a atividade aeróbica exigida durante o treino de natação. Esse tipo de exercício aumenta a resistência do coração e do pulmão por trabalhar os músculos respiratórios como o diafragma e os músculos intercostais.
A caminhada ou corrida leve também são muito indicadas. É um exercício muito fácil de adaptar para cada situação, e é muito eficiente no controle da obesidade, colesterol, diabetes e da hipertensão.

 

Por Patricia nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (2)

  • Jose Antonio Barbosa Do Amaral disse em 05/12/2012 às 22:36:

    Estudar os benefícios dos exercícios físicos na terceira idade é uma viagem altamente lucrativa.
    Proporciona conhecimentos, necessários às minhas palestras, bem como um chamamento para que eu mesmo adote o hábito dessas práticas, pois sou um deles. Precisamos praticar aquilo que tentamos ensinar.

  • Deixe seu comentário sobre "Exercícios físicos indicados para doenças respiratórias"