Dicas de Saúde na Cozinha

Na hora de preparar os alimentos, alguns hábitos bastante comuns podem facilitar a contaminação ou interferir nas propriedades da comida. No entanto, evitar a presença de microrganismos ou garantir uma alimentação saudável não é uma tarefa difícil. Para ajudar você a preparar pratos deliciosos e cheios de saúde, preparamos algumas dicas simples, mas fáceis de seguir.

Dicas de Saúde na Cozinha

Erros e Acertos na Hora de Cozinhar

Lavar as Mãos

Pode parecer bobagem, mas uma das principais fontes de contaminação dos alimentos está nas mãos do cozinheiro. Mas evitar as bactérias e outros microrganismos é muito simples: basta lavar as mãos antes de começar o preparo dos alimentos. A dica é utilizar água corrente e um pouco de sabão. Esfregue bem as unhas, entre os dedos e em volta do punho. Depois enxágue com água em abundância e seque com um pano limpo.

Guardar os Alimentos Ainda Quentes

Todo mundo já ouviu dizer que é necessário esperar os alimentos esfriarem antes de guardá-los na geladeira. A medida pode até conservar o refrigerador, mas facilita a proliferação de bactérias no alimento. Por isso, a dica é guardar os alimentos ainda quentes na geladeira. Também é importante utilizar um recipiente com tampa, de vidro ou de plástico e que possa ficar na geladeira.

Cozinhar em Água Quente

Quando cozinhamos um alimento, grande parte de suas propriedades pode se perder durante o cozimento. Uma dica importante é colocar as verduras e legumes para cozinhar quando a água estiver fervendo. Dessa forma, o processo de decocção é mais rápido, pois o alimento não fica na água fria até que ela se esquente.

Enlatados na Geladeira

Você abriu a lata de atum ou de milho, usou apenas uma pequena quantidade do produto e não sabe como guardar o restante? Pois saiba que esse é um questionamento bastante comum. Em nenhuma hipótese devemos guardar o alimento na geladeira dentro da lata em que foi comercializado. Transfira a porção restante para uma vasilha de plástico ou vidro com tampa. Dessa forma, você evita a contaminação do produto e garante que ele se conserve por mais tempo.

Por Mila Silva nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (1)

  • Solange Rosa disse em 08/07/2012 às 20:34:

    adorrei sou ligada nessas dicas

  • Deixe seu comentário sobre "Dicas de Saúde na Cozinha"