Como Controlar a Ansiedade

Em algum momento da vida, você já deve ter se sentido os sintomas da ansiedade, tal como: angústia, agitação, mal estar, tristeza repentina, dificuldade para dormir, aperto no peito, sensação de vazio, dentre outros. Esses sintomas, tão desagradáveis, podem desaparecer rapidamente, mas, para algumas pessoa, a sensação de ansiedade é constante. Os especialistas dizem que o problema pode ser mais ou menos grave, de acordo com o tipo de reação de cada pessoa. Quando a ansiedade impede que o indivíduo tenha uma vida normal, então pode ser considerada grave, necessitando de tratamento médico.

É importante destacar que a ansiedade tem diversas causas, que vão desde as vivências pessoas, até distúrbios químicos e hormonais. Por isso, é sempre importante consultar um especialista antes de se automedicar. Lembre-se a ansiedade pode se tornar uma doença séria e não deve ser tratada como algo simples, que irá passar.

Para ajudar no controle da ansiedade, separamos algumas dicas bem fáceis, que são eficientes na redução dos sintomas mais incômodos. Mesmo em casos em que a medicação se faz necessária, essas sugestões podem tornar o tratamento mais rápido.

Fazer Atividade Física

Pode parecer bobagem, mas esportes e exercícios físicos são fundamentais para quem sofre com a ansiedade, a insônia e a depressão. Durante a atividade, o organismo libera endorfina, uma substância capaz de aumentar a sensação de satisfação e bem estar. A dica do Receitas e Nutrição é que você prefira as atividades ao ar livre, como caminhada, ioga ou alongamento. Dessa forma, você sentirá mais prazer e o corpo ficará mais relaxado.Ansiedade

Alimentação Saudável

Os alimentos também são muito importantes para o controle da ansiedade. Algumas frutas, hortaliças e cereais contêm substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso, amenizando a agitação e a irritabilidade. Em contrapartida, os alimentos estimulantes, como o café, alguns chás e chocolate, podem potencializar esses sintomas. Por isso, procure manter uma dieta balanceada, composta por todos os grupos alimentares.

Chás e Receitas Caseiras

Você provavelmente conhece algum chá ou receitinha caseira que ajuda a combater o nervosismo. Hoje em dia se sabe que muitas dessas receitas realmente funcionam, pois usam ingredientes que atuam como calmantes naturais. Veja como preparar um chá simples, para controlar os sintomas da ansiedade:

  • 3 folhas de maracujá
  • 2 colheres (sopa) de camomila
  • 2 colheres (sopa) de erva cidreira
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de mel

Ferva a água, desligue o fogo, junte as ervas e deixe em infusão por 10 minutos. Tome de 3 a 4 xícara do chá ao longo do dia.

Por Mila Silva nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Como Controlar a Ansiedade"