Barriga malhada: o fim da prisão de ventre

A prisão de ventre ou constipação intestinal é uma mal que aflige homens e mulheres de todo o mundo.

“A prisão de ventre, ou constipação intestinal, é uma das queixas mais frequentes nos consultórios médicos. Atinge 20% da população mundial e é mais comum em mulheres e idosos”, (Hélio Rzetelna, mestre em Gastroenterologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Em busca de uma solução para o problema, pesquisas recentes mostraram que a prática de exercícios físicos ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

Pesquisadores observaram o comportamento de 56 pessoas com problema de intestino preguiçoso. Metade das pessoas foi orientada a praticar exercícios físicos regulares. A outra metade se manteve sedentária. Ao final da pesquisa, observou-se que aquele grupo que praticou atividades físicas sentiu uma diminuição do desconforto intestinal, enquanto os sedentários não obtiveram melhoras.

Abdominal

O fim do intestino preguiçoso

A explicação para esses resultados é que os exercícios regulares auxiliam nos movimentos peristálticos, ou seja, os movimentos que empurram o bolo alimentar pelo intestino. Dito de outro modo, a prática de exercícios acelera o movimento da sujeira no intestino, auxiliando no bom funcionamento do mesmo.

Por isso, o intestino preguiçoso é mais um motivo para você começar a malhar. Basta se exercitar 30 minutos por dia, para perceber a melhora e o abdominal é o exercício mais indicado. O abdominal fortalece a musculatura do ventre, importante na hora de expulsar os resíduos do intestino. Você também pode optar pela ioga, natação ou a caminhada, que além de estimular as contrações do intestino, diminuem a ansiedade.

Outras dica importante é a boa alimentação. O ideal é comer três porções diárias de frutas, folhas e legumes, pois as fibras são importantíssimas para o bom funcionamento do intestino. O iogurte, por conter lactobacilos, também devem ser incluídos no cardápio. Escolha sempre os alimentos integrais, como pães, biscoitos e arroz,  por serem ricos em fibras. E para ajudar as fibras a cumprirem o seu papel, é interessante beber pelo menos 2 litros de água todos os dias.

Por Mila Silva nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (0)

  • Cristiane Santos Pinto Ferreira disse em 04/05/2012 às 20:59:

    nossa isso e otimo meu intestino realmente e bem preguiçoso voltei a praticar exercicio tem sido maravilhoso..

  • Deixe seu comentário sobre "Barriga malhada: o fim da prisão de ventre"