Alimentos para a saúde feminina

A saúde das mulheres é um tópico que vem chamando a atenção de vários especialistas. O que se descobriu nos últimos tempo é que o organismo feminino requer cuidados especiais e está mais suscetível a alguns tipos de doenças. Por isso, é importante que as mulheres busquem conhecer o seu corpo e suas especificidades, para buscar tratamentos adequados para a saúde feminina.

Nesse sentido, a nutrição possui um papel fundamental. Uma alimentação balanceada, como sabemos, é parte importante de uma vida saudável. Em alguns casos, os alimentos podem agravar problemas e doenças, mas em outros, contribuem para o tratamento e combate de diversos males. Pensando nisso, falaremos um pouco mais sobre algumas doenças comuns em mulheres e alimentos que evitam o aparecimentos destas doenças.

Anemia

A anemia é uma doença causada, entre outros fatores, pela falta de ferro e vitamina B12 no organismo. Nas mulheres a anemia é mais comum, porque perdem sangue durante o período menstrual, provocando a carência desses nutrientes. Por isso, o tratamento da anemia está profundamente relacionado com a alimentação. Alguns alimentos dificultam a absorção do ferro pelo organismo, como é o caso dos cereais, café, proteínas do leite e do ovo. Por outro lado, existem alimentos que ajudam o organismo a absorver esse nutriente, como as proteínas da carne e os ricos em vitamina C. Também é fundamental incluir alimentos ricos em ferro para combater a anemia. Entre eles estão as carnes, principalmente as vermelhas, o feijão, a lentilha e as hortaliças verde escuro.

Menopausa

Saúde Feminina

Saúde Feminina

A menopausa não é uma doença, mas um período de mudanças hormonais que acontece com todas as mulheres. O período é caracterizado pelo fim dos ciclos menstruais e encerramento da fase reprodutivo. Na menopausa, os ovários deixam de produzir deixam de produzir estrógeno e essa mudança pode acarretar em alguns sintomas sentidos pela mulher, como ondas de calor, irritabilidade, depressão, dores de cabeça, cansaço, entre outros. Para sorte das mulheres, descobriu-se que a linhaça possui uma substância que atua no corpo de forma semelhante ao estrógeno, reduzindo os sintomas da menopausa. Além da linhaça, é importante consumir alimentos ricos em fibras e gorduras boas, para evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares.

Osteoporose

A osteoporose é uma doença causada pelo enfraquecimento gradual dos ossos, que se tornam ocos e finos com o passar dos anos. O mal atinge principalmente as mulheres idosas e por progredir lentamente quase não possui sintomas. A doença normalmente é descoberta quando há alguma fratura ou lesão óssea e não pode ser curada, mas apenas prevenida. Para garantir a saúde dos ossos é muito importante que se siga uma dieta rica em cálcio durante toda a vida. O cálcio é encontrado no leite e seus derivados, como o queijo e o iogurte. A prática de atividade física também é fundamental para retardar o aparecimento da osteoporose.

Câncer

Pesquisas recentes observaram que o aparecimento de vários tipos de câncer está relacionado com a presença excessiva de radicais livres no organismo. Apesar de serem produzidos pelas próprias células do corpo, a formação de radicais livres também depende de fatores externos, como a poluição, o cigarro, o álcool e o estresse. Para a nossa sorte, alguns alimentos são ricos em antioxidantes, que tem a capacidade de combater os radicais livres e reduzir o aparecimento de doenças. Entre ele estão os vegetais verde escuros, os legumes amarelos e laranjados, os chás derivados da Camellia sinenis, as frutas, grãos e cereais integrais.

Por Mila Silva nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Alimentos para a saúde feminina"