Alimentos para os Dentes

Normalmente associamos o ato de comer à sujeira dos dentes, não é mesmo? Mas você sabia que existem alimentos que ajudam na limpeza da boca e no cuidado com os dentes? Escolhendo os alimentos corretos, podemos cuidar da saúde bucal de uma forma simples e gostosa.

Os dentistas costumam classificar os alimentos entre “amigos da boca” e inimigos da boca”. Isso porque existem comidas fundamentais para o fortalecimento e limpeza de nossa dentição, e outros que ajudam na formação de cáries, manchas e tártaro. Por isso, a escolha dos alimentos é muito importante na hora de cuidar dos dentes.

Alimentos que fazem bem aos dentes

Saúde Bucal

Alimentos que Limpam os Dentes

Chiclete

Quem poderia imaginar, por exemplo, que o chiclete ajuda na limpeza da boca? Pois é isso mesmo. Ao mascarmos chiclete, aumentamos a produção de saliva. Podemos dizer que a saliva é um antisséptico natural, pois promove uma espécie de lavagem em nossa cavidade bucal. No entanto, como o açúcar é um alimento cariogênico (que causa cáries), o ideal optar por chicletes livres de açúcar ou maneiras no consumo da guloseima.

Maçã, pêra e cenoura

Você já deve ter ouvido falar que a maçã limpa os dentes. Além da maçã, outras frutas, legumes e verduras são chamados de “alimentos detergentes”. Por serem duros, esses alimentos exigem um maior número de mastigações e, no atrito com os dentes, promovem a limpeza dos mesmos, removendo resíduos e placas.

Goiaba

A goiaba e outros alimentos ricos em vitamina C também são fundamentais para a saúde bucal, principalmente para as gengivas. O escorbuto, por exemplo, é causado por carência dessa vitamina no corpo e pode ser evitado com o consumo de frutas cítricas e vegetais.

Leite e seus derivados

O leite é rico em cálcio, mineral essencial para a formação dos dentes e ossos. Por isso, o consumo de leite, iogurte, queijo e outros derivados, é importante, principalmente nos primeiros anos de vida, para a formação de uma dentição forte. As gestantes também deve consumir alimentos ricos em cálcio, para garantir dentes saudáveis ao futuro bebê.

Cuidados e dicas

  • Entre os alimentos inimigos dos dentes estão o catchup e a mostarda. Por isso, os dentistas recomendam que, na hora de comer sanduíches e outros alimentos, evitemos esses molhos;
  • Depois de comer alimentos ácidos, como frutas cítricas e alguns sucos, é melhorar esperar pelo menos 1 hora antes de escovar os dentes. Esses alimentos removem o esmalte do dente e a fricção da escova pode auxiliar nessa remoção;
  • Após o consumo do café e outros alimentos que mancham os dentes, como refrigerantes e molho de soja, é aconselhado que se bocheche com água, para reduzir os danos causados pelos pigmentos;
  • Nenhum alimento pode substituir a escovação dos dentes e o fio dental.

Por Mila Silva nas categorias Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (1)

  • Fabi Schmidt disse em 17/07/2012 às 20:42:

    damaçã eu ja havia lido mas dos demais nao sabia, adorei

  • Deixe seu comentário sobre "Alimentos para os Dentes"