Yacon: a Batata dos Diabéticos

É muito comum encontrarmos na internet informações sobre alimentos “milagrosos”, que podem curar doenças e melhorar a nossa saúde. Entre esses alimentos, podemos destacar a batata yacon, que ficou conhecida por ajudar no controle do diabetes. Mas será que existem estudos que comprovem esses benefícios? Antes de respondermos a essa pergunta, precisamos entender melhor o que é o diabetes.

Diabetes: sintomas e tratamento

O diabetes é um problema bastante comum, causada pela ausência ou má absorção da insulina pelo organismo. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, responsável por quebrar as moléculas de glicose (ou açúcar). Quando o pâncreas não produz a quantidade necessária de insulina, ocorrem os chamados picos de glicose. Isso quer dizer que o corpo não consegue transformar as moléculas de glicose em energia. Esse problema no metabolismo da glicose é conhecido na literatura médica como Diabetes Mellitus.

Propriedades da Yacon

Yacon: essa batata é eficaz no controle do diabetes?

Alguns sintomas caracterizam o diabetes, como:

  • ir várias vezes ao banheiro;
  • sede em excesso;
  • feridas que não se cicatrizam;
  • alterações na visão;
  • e impotência sexual.

O tratamento depende de uma avaliação médica e podem variar de acordo com o tipo de diabetes apresentado pelo paciente. Mas de um modo geral, é necessário que o diabético mantenha uma dieta balanceada, com quantidade de açúcar reduzida. Em alguns casos, também é necessária a reposição de insulina.

Batata Yacon e o Diabetes

Muitas pessoas acreditam que o consumo da batata yacon ou do chá de suas folhas ajuda a controlar os índices glicêmicos no sangue. No entanto, é preciso destacar que os estudos sobre os benefícios da yacon são inconclusivos em relação ao tratamento do diabetes. Em relação ao chá das folhas de yacon, uma pesquisa realizada aqui no Brasil mostrou que o consumo prolongado da bebida pode causar problemas renais.

No que diz respeito à batata yacon, os resultados são um pouco mais positivos. Quando comparada com a batata comum, a yacon é mais recomendada aos diabéticos. Isso porque ela contém um tipo diferente de carboidrato, conhecido como inulina, que não eleva os níveis de glicose no sangue. Assim, quem sofre com o diabetes pode incluir a yacon na dieta alimentar, desde que isso seja feito juntamente com um acompanhamento médico.

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (8)

  • Esrael Eugenio Mafort Mafort disse em 02/07/2013 às 16:41:

    Eu tenho abto de consumir esta batata porque acho ele muito gostosa, e as degusto crua in natura, elas tem um sabor agradável, tambem acho que ela serve como hidratante ao organismo vista que é muito úmida ou suculenta..

  • Nilson Guedes disse em 15/08/2013 às 21:54:

    esta realmente faz efeito

  • Gilmarzinho Oliveira disse em 12/09/2013 às 12:54:

    minha mãe irá começar hoje a comer a batata yacon,depois comentarei o resultado

  • Mercedes Campos disse em 12/10/2013 às 19:27:

    vou começar a usa-la a Batata Yacon

  • Nésia Soares disse em 28/10/2013 às 02:19:

    Muito benéfica.

  • Maria Geni Paiva disse em 06/11/2013 às 14:37:

    Também gostei muito.

  • Charles B. Sasse disse em 04/02/2014 às 23:21:

    Estou testando, pena que é muito caro =/

  • Marília Montanha Pedroso disse em 09/04/2014 às 19:46:

    Na minha alimentação, está incluída a batata Yacon,de fato baixa a glicose,comprovei isso. Apesar de cara, vale a pena comprá-la !

  • Deixe seu comentário sobre "Yacon: a Batata dos Diabéticos"