Veja como pintar em casa aquela sua calça jeans desbotada!

Em tempos de crise econômica, todo método para economizar um pouco de dinheiro é bem vindo, não é mesmo? Comprar roupas novas é um hábito bastante comum, principalmente quando as velhas já não estão com um bom aspecto. Porém, no caso das calças jeans, que têm um material bastante resistente, é possível recorrer a técnicas de recuperação para deixá-las como novas.

O mais importante é:

  1. ter uma calça jeans em bom estado, mas que tenha apenas perdido a cor;
  2. seguir à risca as dicas para restauração da peça;
  3. não ter medo de apostar na sua criatividade.

Se você atende a todos esses pré-requisitos, pegue aquela calça que serve perfeitamente mas perdeu a cor e mãos à obra!

Passa a passo para tingir calças e outras roupas em casa

Antes de começar o processo de tingimento, tenha em mãos:

  • corante em pó para tecidos
  • colher de madeira longa (que não vá ser usada na cozinha)
  • panela ou caldeirão grande

Primeiramente, você deve escolher a cor para tingir sua calça. Atenção: o tom escolhido precisa ser mais escuro que o da peça. O corante pode ser adquirido facilmente em supermercados, lojas de aviamento e casas especializadas. Dependendo da marca, haverá instruções diferentes com relação às quantidades e procedimentos de uso. Leia tudo com atenção.

Corantes para tecido

Corantes para tecido

Tingindo roupas sem deixar manchas

Um ponto que muita gente ignora é a pesagem das peças. Para saber exatamente quanto usar do corante, é preciso saber quanto a sua roupa pesa. Use uma balança doméstica para medir o peso da calça seca. Assim ficará mais fácil calcular a quantidade exata de tintura para não deixar a peça manchada. 

A quantidade  de água e o tamanho da panela para fervura também são muito importantes. Se você colocar a peça em um recipiente muito pequeno, não haverá espaço para mexer e as chances de aparecerem manchas são bem maiores.

É possível tingir uma calça preta desbotada?

Sim! É possível deixar a calça preta com uma coloração viva e homogênea usando um bom corante na cor preta e um bom fixador de cor. Uma dica bem legal é se as costuras não pegarem o tingimento passar uma caneta para tecidos preta somente em cima da linha. Também dá pra usar a caneta caso alguma manchinha pequena persista na peça.

Existe tintura na cor do jeans?

Algumas marcas oferecem a tintura no tom de azul dos jeans mais escuros. Essa é uma opção bem interessante para quem tem uma  calça, jaqueta ou colete com jeans mais lavado e quer escurecer ou recuperar a cor. Se a peça for bem clara, você também pode apostar em outras cores vivas, como vermelho e verde!

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Veja como pintar em casa aquela sua calça jeans desbotada!"