Triglicérides alto: o que fazer?

O nosso organismo precisa de gorduras para funcionar normalmente. A maior parte delas é produzida pelo próprio corpo e o restante é obtido por meio da alimentação. No entanto, é comum que os níveis de gordura presente do sangue se tornem elevados, devido a doenças e má alimentação. Esse problema é conhecido na medicina como distúrbio lipídico e pode se referir tanto ao aumento do colesterol quanto dos triglicérides.

Triglicérides Alto

Se o exame de sangue acusa que os triglicérides estão acima do normal, é importante que o indivíduo tome alguns cuidados, sobretudo em relação à alimentação. Esse distúrbio, quando não tratado corretamente, pode levar ao aparecimento de outras doenças, como o diabetes e os problemas cardiovasculares. Normalmente, uma mudança na dieta é o bastante para regular os níveis de triglicerídeos no sangue. Veja as dicas:

1. Redução dos Carboidratos

O aumento do triglicérides ocorre ou pelo consumo de alimentos gordurosos ou pela sintetização de carboidratos no fígado. Por essa razão, é fundamental que o paciente diminua a quantidade carboidratos ingeridas diariamente, principalmente do tipo refinado: arroz branco, pão branco e massas comuns.Triglicerides

2. Exercícios Físicos

Os exercícios físicos são fundamentais para promover a queima de gorduras e, consequentemente, baixar o nível do triglicérides. Os mais indicados são os aeróbicos, para a redução da gordura corporal. Se essa prática se tornar uma rotina diária, em alguns meses você observará a diferença nos seus exames.

3. Peixes Com Ômega 3

Os peixes de águas geladas, como o atum e o salmão, são ricos em uma gordura conhecida como ômega 3. Essa gordura, por incrível que pareça, tem papel importante na redução dos triglicerídeos. Por isso, quem sofre com o distúrbio lipídico deve substituir a carne vermelha por esses peixes pelo menos algumas vezes na semana.

4. Mais Fibras

Alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, vegetais folhosos, frutas e legumes também precisam estar presentes na alimentação. Além de melhorarem o trânsito intestinal, eles dificultam a absorção de gorduras pelo organismo, ajudando, assim, a controlar os níveis de colesterol e triglicérides.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Triglicérides alto: o que fazer?"