Tipos de Gordura

Apesar de serem vistas como inimigas da saúde, as gorduras são fundamentais para que o organismo funcione bem. No entanto, alguns tipos de gordura são melhores para o consumo do que outras. Para que você saiba que tipo de gordura consumir e quais as quantidades recomendadas, fizemos uma lista com cada uma delas. Veja as informações e lembre-se de controlar a ingestão diárias de alimentos gordurosos.

Gordura Trans

Alguns alimentos que contêm gordura trans

Gordura Trans

A gordura trans é considerada como uma gordura ruim, pois pode prejudicar os níveis de colesterol no corpo. Esse tipo de gordura geralmente é encontrado em alimentos industrializados, como margarina, salgadinhos, bolacha recheada e batata frita. Ela também está presente em alguns produtos de origem animal, ainda que em menor quantidade. Em nosso organismo, as gorduras do tipo trans elevam os níveis de colesterol total, aumentando o LDL (ruim) e diminuindo o HDL (bom). Por isso, a recomendação diária de gordura trans é bem baixa: 4,5g/dia.

Gordura Saturada

A gordura saturada também é tida como uma gordura ruim para o organismo. Ela é em alimentos de origem animal, como carnes gordas, leite, frutos do mar e embutidos. Um bife de picanha tem 6g de gordura saturada, enquanto uma fatia de queijo prato possui cerca de 5g. A ingestão desses alimentos leva a um aumento do colesterol LDL, favorecendo o aparecimento de doenças coronárias. Em relação às gorduras trans, a porção diária recomendada é bem maior: 22g/dia.

Gordura Insaturada

A gordura insaturada é considerada como uma gordura boa e pode ser dividida em dois tipos: monoinsaturada e polinsaturada. No nosso organismo, a gordura insaturada tem função importante, pois ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Podemos encontrar esse tipo de gordura em alimentos de origem vegetal, como óleo de soja, de canola ou girassol, bem como nas oleaginosas. Recomenda-se o consumo de 45g/dia da gordura insaturada.

Ômega 3

Também é considerado como uma gordura boa, pois melhora a circulação sanguínea e reduz o risco de aterosclerose. Os alimentos fonte de ômega 3 são: linhaça, peixes de água fria, castanha, óleo de soja, entre outros. Os médicos e nutricionistas indicam o consumo de 1,5g dessa gordura por dia, o que equivale a 3 porções semanais de salmão, por exemplo.

Ômega 6

O ômega 6 é uma gordura do tipo polinsaturada essencial para o corpo humano. Isso porque ele ajuda a reduzir os níveis de colesterol total e colesterol ruim. No entanto, se consumido em excesso, esse tipo de gordura pode reduzir também os níveis de colesterol bom. O óleo de milho e o óleo de girassol são as principais fontes de ômega 6. A maionese industrializada também contém ômega 6. O ideal é ingerir 15g/dia dessa gordura.

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Tipos de Gordura"