Teste do dedo: dica para saber se a carne está no ponto!

Fazer carnes pode parecer simples, mas, na verdade, existem vários processos que precisam ser seguidos para uma proteína saborosa e suculenta. Quem assiste programas como o MasterChef sabe que o ponto é fundamental quando falamos do preparo de carnes. Dependendo da carne, pode haver um ponto específico para servir ou a decisão fica ao gosto de quem vai comer.

As carnes vermelhas são mais versáteis: podem ser consumidas mal passadas, ao ponto ou bem passadas, dependendo do paladar de quem vai comer. Já o frango, por exemplo, não pode ser servido levemente cru ou sangrando, mas precisa ser suculento.

Apertar a carne para saber se está no ponto?

Já que falamos do MasterChef, você já deve ter visto a chef Paola Carosella apertando a carne com o dedo antes de comer. Essa é a forma mais fácil de saber o ponto sem precisar cortar a proteína. Dependendo da textura da carne (mais macia ou mais dura), é possível descobrir se ela está mais ou menos passada.

É claro que um chef de cozinha experiente consegue saber isso com a prática na cozinha. Pessoas comuns, como eu e você, não precisam contar com toda essa experiência. Existe um teste bem fácil para saber como a sua carne está.

Veja o passo a passo:

Antes de tudo

Depois de preparar a carne, faça esse movimento de pinça com o polegar e o indicador da mão esquerda. Observe que, abaixo do polegar, na parte interna da mão, formará um montinho. Ele será o seu referencial para saber se a carne está no ponto.

Teste da mão para saber o ponto da carne

Teste da mão para saber o ponto da carne

1) Carne mal passada

Com o dedo indicador e o polegar unidos, teste o quão macia é a almofadinha da mão. Se a carne estiver tão macia quanto a almofadinha, isso significa que ela está mal passada, ou seja, vermelhinha na parte mais interna e soltando o suco.

2) Carne ao ponto

A carne ao ponto tem a mesma textura da parte gordinha da mão quando unimos o polegar ao dedo médio. Você irá observar que, ao fazer isso, a almofadinha da mão está mais rígida, do mesmo modo como acontece com a carne. Ao cortar o bife, ele estará rosadinho no meio e sem suco (que as pessoas confundem com sangue).

3) Carne bem passada

Por fim, a carne bem passada fica mais firme, semelhante a quando unimos o polegar ao dedo anelar. Ao cortar, é possível notar que toda ela tem um tom acinzentado, sem pontos rosados ou vermelhos. A carne bem passada também não solta sucos.

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Teste do dedo: dica para saber se a carne está no ponto!"