Suco de Laranja Engorda?

A dúvida sobre o “potencial engordativo” de alguns alimentos é muito comum, principalmente entre aquelas pessoas que estão tentando perder peso. Há muitos anos, me lembro de ter entrado em um discussão sobre beber refrigerante light ou suco de frutas. A outra pessoa insistia em dizer que o refrigerante era melhor para a dieta, pois tinha menos calorias. Eu argumentava que o suco, ainda que fosse mais calórico, tinha mais benefícios para a saúde e podia sim ser tomado, sem exageros.

Calorias do Suco de Laranja

Suco de Laranja

Saboroso, refrescante e saudável

Em relação a um refrigerante zero ou mesmo um suco industrializado light, o suco de laranja realmente tem mais calorias. Um copo de 250ml tem em média 140kcal. Isso quer dizer que o suco de laranja engorda? Depende da maneira como ele for consumidor. Adicionar açúcar a bebida, por exemplo, pode aumentar, e muito, seu valor calórico. Mesmo que puro, o suco de laranja pode contribuir sim para o ganho de peso se não for acompanhado de uma dieta balanceada.

Em resumo, o suco de laranja em si não engorda, mas deve ser consumido com algum cuidado por quem está de dieta. O ideal é tomar somente um copo, preferencialmente pela manhã. A bebida pura, totalmente natural, tem diversos nutrientes importantes, além de fibras, que ajudam a afastar a fome. Por isso, a laranja espremida é uma ótima opção de lanche entre as refeições principais.

Outras Dicas

A preocupação com o valor calórico dos alimentos é importante, mas devemos nos lembrar também dos nutrientes que eles fornecem. Voltando ao exemplo que demos no início do artigo, o suco de laranja é melhor que o refrigerante porque não é um alimento vazio. Outras opções de suco, como a limonada, são mais magrinhas e também podem ser incluídas sem medo no cardápio da dieta de emagrecimento.

 

Por Emília Silva nas categorias Dietas, Nutrição. Tags: , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Suco de Laranja Engorda?"