Semente de Chia

A semente de chia chegou há pouco tempo no mercado brasileiro, mas já está fazendo muito sucesso. O grão, originário da Colômbia e do México, é utilizado pelos povos da região desde 2 mil a.C, devidos às suas propriedades benéficas para a saúde. Hoje se sabe que a chia é rica em nutrientes e substâncias antioxidantes. Por isso, o consumo do grão ajuda a prevenir diversas doenças, melhorar o funcionamento do organismo e ainda auxilia no processo de emagrecimento.Semente de Chia

Benefícios da Chia

A semente de chia é riquíssima em nutrientes essenciais, como vitaminas, proteínas e sais minerais. O grão também contém alta porcentagem de substâncias antioxidantes: 100 gramas da semente possui a mesma quantidade que 2,5 quilos de tomate. Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres, retardando o envelhecimento celular. Além disso, reforçam o sistema imunológico, aumentando as resistência do corpo contra as doenças.

A chia ainda é rica em minerais, como: cálcio, ferro e magnésio. 8 colheres da semente contém a mesma quantidade de cálcio que meio litro de leite e a mesma porcentagem de ferro que 1 quilo de espinafre. A combinação desses minerais fortalece os ossos, prevenindo o surgimento da osteoporose.

A semente é o grão com maior concentração de proteínas vegetais: 20% de sua composição. Ela ainda é rica em fibras do tipo solúvel, que dificultam a absorção de gorduras durante o processo de digestão. Isso faz com que a chia auxilie no processo de emagrecimento, reduzindo a fome e aumentando a queima de gorduras.

Como Consumir a Chia

A semente e o óleo de chia podem ser facilmente encontrados em drogarias e lojas de produtos naturais. Os especialistas indicam o consumo de 2 a 4 colheres do grão por dia. A semente de chia poder ser misturada a diversos alimentos, como: sucos, frutas, vitaminas, bolos pães, biscoito e outras receitas.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (6)

  • Maria Batista Pinheiro disse em 15/11/2012 às 17:10:

    veja aqui os beneficíos da chia, experimente!

  • Lazara Ledilene disse em 02/05/2013 às 01:09:

    gostei muito de ver os benefícios da semente de chia,….

  • Lazara Ledilene disse em 02/05/2013 às 01:12:

    Já comprei e comecei usar agora e so esperar o resultado….

  • Telma Lúcia P. De Oliveira Parente disse em 12/08/2013 às 02:12:

    4 colheres de que? existem 3 tamanhos de colhereres colher de sopa, de chá e colher de cafezinho.

    • Emília Silva disse em 17/08/2013 às 09:21:

      Desculpe a nossa falha, Telma. São quatro colheres de sopa.

  • Ivone Costa disse em 10/11/2013 às 21:11:

    A Chia é ótima mesmo ja usei e vou voltar a usar vc se sente outra quando toma ela 3 vezes ao dia essa é a dica

  • Deixe seu comentário sobre "Semente de Chia"