Refrigerante Faz Mal?

O consumo do refrigerante se tornou cada vez mais comum. Crianças e adultos se acostumaram a tomar a bebida como acompanhamento para refeições e lanches. Mas é sempre importante lembrar que os refrigerantes são bastante prejudiciais à nossa saúde. Eles contêm grandes quantidades de substâncias artificiais, responsáveis pelo sabor e cor característicos dessas bebidas. Além disso, os refrigerantes não alimentam, pois não contêm quantidades significativas de nutrientes em sua composição. Por isso, devem ser consumidos com cautela ou evitados.

Males Causados pelo Refrigerante

Refrigerante

Malefícios do Refrigerante

Se observarmos o rótulo dos refrigerantes, é possível perceber os valores nutricionais da bebida. Pra início de conversa, é preciso ficar atento às quantidades de sódio, e nesse quesito, os refrigerantes batem recorde. Essa substância faz com que o corpo retenha líquidos, contribuindo para o aumento da pressão sanguínea. Outra substância encontrada é o ácido fosfórico, usado como acidulante no preparo dos refrigerantes. Ele eleva os níveis de fósforo no organismo, dificultando a absorção de nutrientes necessários para que o corpo funcione da maneira desejada.

Falando em nutrientes, é importante destacar que os refrigerantes, com ou sem adição de açúcar, são muito pobres em relação às nossa necessidades nutricionais. Ou seja, eles não possuem vitaminas, fibras, proteínas e outras substâncias essenciais para a nossa alimentação. Isso faz com que essas bebidas não tragam qualquer tipo de benefício para a nossa saúde, além dos prejuízos já mencionados.

Com relação aos refrigerantes light ou zero, existe ainda uma outra preocupação. Os adoçantes utilizados podem ser piores que o consumo do açúcar. Pesquisas recentes revelam que o uso de adoçante está relacionado com o aparecimento de diversas doenças, incluindo o câncer. Mas isso não quer dizer que os refrigerantes comuns são mais recomendados. Ambos fazem mal e devem ser evitados.

Quanto Tomar

Os especialistas concordam que o refrigerante não deve fazer parte de uma dieta saudável. O ideal é optar pela água, chás ou sucos naturais. Mas quem não consegue abrir mão da bebida precisa seguir algumas recomendações. Ainda que não exista acordo em relação à quantidade de refrigerante que pode ser consumida em um dia, é possível dizer que a ingestão não pode ultrapassar 1 copo. Também é importante que não tomar o refrigerante junto com as refeições, já que ele impede a absorção dos nutrientes encontrados nos alimentos. Assim, o melhor é deixar a bebida apenas para ocasiões especiais.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Refrigerante Faz Mal?"