Propriedades Medicinais do Azeite

O azeite é um produto amplamente utilizado na culinária de vários países. O óleo é extraído das azeitonas, cultivadas principalmente na região do Mediterrâneo. Há milhares de anos o azeite se faz presente na alimentação humana. Desde a antiguidade, são reconhecidas as propriedades medicinais deste óleo milagroso. As mulheres egípcias, perceberam que o azeite era um excelente emoliente para pele. Por sua vez, os gregos utilizavam o óleo extraído das azeitonas para fazer massagens, acreditando que possuía efeitos para a saúde do corpo e da mente.

Hoje se sabe que os nossos antepassados estavam certos. Além de servir como tempero, deixando outros alimentos mais saborosos, o azeite de oliva possui diversas propriedades medicinais, derivadas de sua composição. O óleo possui vitaminas A, D, K e E, além de substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento das células. O mais impressionante é que mesmo sendo um alimento rico em gorduras e calorias, o azeite colabora para a redução dos níveis de colesterol no sangue e acúmulo de gorduras na região do abdômen.

Gorduras do bem

Azeite de Oliva

Azeite de Oliva

Esses benefícios acontecem porque o azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, auxiliando na redução do colesterol ruim. Estudos publicados na Associação Americana de Diabetes mostram como o consumo regular do azeite ajuda a evitar aquelas gordurinhas que se acumulam na barriga. Ao analisar imagens antes e depois do consumo do óleo, esses pesquisadores observaram que o azeite contribui para a diminuição dessa gordura abdominal.

Não se trata apenas de uma questão de beleza, e sim de saúde. As células de gordura que se fixam na barriga dificultam a produção de insulina pelo pâncreas, podendo causar diabetes. Outras doenças também estão relacionadas com o acúmulo de gorduras, como a pressão alta e os problemas cardiovasculares. Por isso, a ingestão de azeite é altamente recomendada por médicos e nutricionistas.

O consumo do azeite

Para se beneficiar dessas propriedades, especialistas recomendam o consumo de 2 colheres de sopa do azeite diariamente. É importante lembrar que o azeite não pode ser submetido a altas temperaturas, pois com o aquecimento ele perde suas principais prioridades.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (1)

  • Cesar Ayres Sorrilha disse em 09/03/2014 às 16:22:

    Achei ótima estas dicas.

  • Deixe seu comentário sobre "Propriedades Medicinais do Azeite"