Petiscos ricos em gorduras boas

Quando ouvimos a palavra “gordura”, pensamos logo em um vilão para nossa saúde. Mas nem toda gordura é maléfica para o nosso organismo. Aliás, as gorduras são fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano. As nossas células precisam de gordura para funcionarem bem e sem a ingestão de gorduras, pode haver ressecamento da pele e cabelos, queda na imunidade, fraqueza e irritação. O grande problema é que algumas gorduras prejudicam o funcionamento do nosso organismo e na hora de comer, é sempre bom ficar atento ao tipo de gordura que estamos ingerindo.

 Tipos de gordura

Alimentos ricos em gorduras boas

Alimentos ricos em gorduras boas

As gorduras ruins são aquelas de origem animal, presentes em carnes e derivados do leite. As gorduras trans, ou seja, aquelas que são modificadas industrialmente, também são consideradas como ruins. Esse tipo de gordura pode causar o endurecimento das células, aumentar os níveis de colesterol ruim e causar doenças cardiovasculares. Encontramos as gorduras ruins em bolachas doces, biscoitos salgados, pães doces, sorvetes, gorduras hidrogenadas, chocolates hidrogenados, etc.

Já as gorduras boas, ou gorduras insaturadas, são as de origem vegetal. Podem ser encontradas em óleos vegetais, como o óleo de linhaça e o azeite, no abacate e em castanhas e nozes, por exemplo. Quando consumimos gorduras do tipo insaturada, aumentamos nosso colesterol bom, que protege o bloqueio das artérias. Por isso, as chamadas gorduras boas são essenciais para uma vida saudável.

Alimentos ricos em gorduras boas

O grandes vilões da alimentação saudável são os petiscos e salgadinhos industrializados. Em geral, esses alimentos são ricos em gorduras saturadas e causam sérios danos à saúde. Assim, é importante substituir os petiscos industrializados por alimentos mais saudáveis e, de preferência, ricos em gorduras boas.

Uma grande dica é optar pelas sementes oleaginosas, como nozes, castanhas, amêndoas ou pistache. Essas sementes são substituem de forma saudável os salgadinhos, pois além de deliciosas, são ricas em gorduras insaturadas. Um mix com várias dessas sementes é uma alternativa para quem fica muito tempo fora de casa e acaba se alimentando mal na rua. As castanhas também são uma excelente opção para servir como tira-gosto.

O azeite também é rico em gordura monoinsaturada, a mais saudável de todas. Mas lembre-se que o azeite não pode ser levado ao fogo, pois o aquecimento modifica a gordura tornando-a prejudicial à saúde. O mesmo vale para o óleo de soja, que mesmo tendo origem vegetal, se transforma em gordura ruim quando levado ao fogo.

Os derivados do leite, como queijo e o iogurte, são ricos em gorduras ruins. Por isso, escolha sempre as opções desnatadas, que possuem menos gordura saturada. A ricota e os queijos brancos são mais magros e, por tanto, mais saudáveis.

Os peixes e frutos do mar também possuem gorduras e ácidos graxos essenciais. Por isso, não podem ficar de fora de uma dieta saudável e equilibrada.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Petiscos ricos em gorduras boas"