Pão: Como Comer Sem Engordar

Um pãozinho com manteiga pela manhã é irresistível. No entanto, o pão é uma fonte de carboidrato que deve ser consumida com certo cuidado por quem quer manter o peso e a saúde.

O grande problema é que o pão mais comum (em Minas chamamos de pão de sal) é feito com trigo branco refinado. Isso significa que ele é fonte de carboidratos e… não muito mais que isso. Em excesso, o carboidrato ingerido é transformado pelo organismo em gordura, elevando o peso e também as medidas.

Porém, você não precisa abrir mão do pãozinho de todos os dias. O ideal é consumi-lo com moderação e optar por versões mais saudáveis, como o pão integral.

Pão Sírio

Muita gente pensa que o pão sírio quase não tem calorias, mas isso não é bem verdade. Ele é mais fininho porque não leva fermento, porém é feito com a mesma quantidade de farinha do pão comum. Uma fatia tem média 139 kcal. A vantagem está no índice reduzido de gorduras em relação ao pão francês, mas ainda assim o pão sírio tem elevado índice glicêmico (aumenta as taxas de açúcar no sangue). A dica é optar pelo pão sírio integral e comer somente uma fatia cortada ao meio para fazer sanduíches nutritivos com folhas, tomate, queijo magro e outros ingredientes mais saudáveis.

Pães

Saiba qual é o melhor pão para a sua dieta

Pão Francês

O pão francês é o mais consumido aqui no Brasil. Ele tem casquinha crocante, miolo macio e o sabor levemente salgado, ficando delicioso com manteiga. Uma unidade tem cerca de 35 kcal, dependendo do tamanho e a farinha branca, como comentamos, eleva o índice glicêmico. Para quem não abre mão do pão francês, é preciso fixar o consumo em apenas uma unidade por dia. Tirar o miolo reduz a quantidade de calorias e de carboidratos. Em vez de manteiga, prefira margarina com fitoesteróis. E se encontrar o pão de sal com farinha integral, vale a pena a troca!

Pão Integral

Muita gente se pergunta sobre os benefícios do pão integral. No que diz respeito ao índice calórico, ele não é mais “magro” que o pão francês. A diferença, no entanto, está na presença de fibras, que aumentam a sensação de saciedade, ajudam no funcionamento do intestino e tornam a absorção de açúcares mais lenta. Assim, o pão feito com farinha integral não eleva o índice glicêmico e diminui o apetite. Para quem quer perder peso, o ideal é comprar o produto light. Fique de olho no rótulo para saber se o pão foi realmente feito com mais farinha integral que farinha refinada. E quanto mais cereais contiver, melhor para a saúde!

Pão ou Bolacha Água e Sal?

O mito de que comer bolacha água e sal é melhor que pão já foi derrubado pelos cientistas. Estudos feitos com os produtos encontrados no mercado brasileiro mostraram que, apesar de ter menos calorias, a bolacha tem muito mais gordura, além de alto teor de sal. O pão integral ainda é a melhor opção, mas até o pão francês é mais saudável que as bolachinhas.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Pão: Como Comer Sem Engordar"