Ovos: saudáveis ou não

Afinal de contas, os ovos são recomendados ou não para a nossa saúde? Quem gosta muito de comê-los, certamente já se perguntou isso, pois a cada dia as pesquisas revelam um resultado diferente. Durante muito tempo os ovos e principalmente as gemas estiveram de fora de um cardápio saudável. O grande motivo para isso foi a descoberta de que as gemas possuíam grandes quantidades de colesterol, o que prejudicaria a saúde do coração.

Verdades e mentiras

Os ovos são realmente ricos em colesterol. No entanto, os estudos que buscam relacionar as quantidades de gordura presentes nos ovos e o aumento dos níveis de colesterol no sangue são inconclusivos. Na maior parte dos casos, não há uma relação direta entre o consumo de gorduras e o colesterol alto.

Cerca de 70% a 80% do colesterol sanguíneo é produzido pelo nosso próprio corpo, sendo apenas uma pequena porcentagem proveniente da alimentação. Isso acontece porque o colesterol é fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo: a produção de hormônios e reparação das células estão profundamente ligas à presença do colesterol.

Acredita-se hoje que os maiores inimigos do coração são as gorduras trans e saturadas presentes em nossa alimentação. No casos das gemas, a maior parte das gorduras são do tipo insaturadas ou monoinsaturadas, que não têm repercussão direta nos níveis de colesterol ruim.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda uma ingestão diária de colesterol para quem possui histórico de doenças cardiovasculares, limitando assim o consumo de ovos na alimentação para cerca 3 unidades por semana. Para aqueles que não possuem histórico da doença, o consumo de ovos está liberado.

Ovos

Ovos

Benefícios

Os ovos são alimentos ricos em nutrientes, pois são fonte de

  • proteína;
  • vitaminas A, E, K e do complexo B;
  • minerais como fósforo, ferro, selênio e zinco;
  • carotenoides;
  • colina.

Desse modo, o ovo oferece substâncias essenciais para o nosso organismo, que devem estar presentes em uma dieta equilibrada. Além disso, o ovo possui ácido fólico, uma vitamina que combate a anemia, previne doenças cardíacas, controla a pressão sanguínea e ainda reduz os ricos de mal do Alzheimer. Estudos comprovam ainda que o consumo de ovos pela manhã pode auxiliar no emagrecimento, pois possuem uma proteína que aumenta a sensação de saciedade.

Respondendo a nossa pergunta inicial, os ovos são sim recomendados para nossa saúde, desde que consumidos com moderação. Um dica é substituir a carne pelo ovo, para evitar a ingestão excessiva de colesterol.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Ovos: saudáveis ou não"