Os benefícios da soja

O Brasil é o segundo maior país produtor de soja, mas o grão ainda é raro no prato dos brasileiros. Normalmente, usamos o óleo de soja e paramos por aí, mas as formas de consumir a soja são muitas e também são muitos os benefícios que ela traz para nossa saúde.

A soja é um grão da família das leguminosas, assim como o feijão, a ervilha, o grão de bico e a lentilha. Esses alimentos, em geral, são ricos em proteínas. Na soja, as quantidades de proteína chegam a 40%, além de possuir 1o aminoácidos essenciais para o corpo humano. A soja também é rica em outros nutrientes, tais como o ferro, fósforo, potássio, magnésio, manganês, enxofre, cloro, ácidos graxos, bem como vitamina A, C, E, e do complexo B. Além disso, é uma importante fonte fibra, auxiliando no funcionamento do intestino.

Soja e Saúde

Várias pesquisas comprovam os benefícios do consumo da soja para o bom funcionamento do corpo e no combate a diversas doenças. Por isso, a soja é considerada com um alimento funcional, ou seja, um alimento que contribui para a saúde e redução do risco de doenças. Veja alguns dos benefícios da soja:

Benefícios da Soja para a Saúde

Alimentos com Soja

  • Coração: o consumo regular de soja ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue e aumentar o colesterol bom (HDL);
  • Diabetes: as fibras da soja também auxiliam na redução dos níveis de glicose no sangue;
  • Ossos: a soja possui fitoestrogênio, substância que se assemelha ao hormônio feminino. Essa substância fortalece a estrutura óssea e ajuda a fixar o cálcio;
  • Menopausa: o fitoestrogênio também ajuda na redução dos sintomas da menopausa, como as ondas de calor e o suor noturno.

Consumo da Soja

Os especialistas recomendam a ingestão de 25 g diárias de proteína da soja para que se beneficiar dos componentes da soja. Essa quantidade de proteína pode ser encontrada em 1 xícara de chá de proteína texturizada de soja, 1/2 xícara de tofu ou 3 colheres de sopa do grão cozido.

É importante ressaltar que o consumo da soja, ou de outros alimentos funcionais, deve ser acompanhado de uma alimentação equilibras e de exercícios físicos regulares. No caso de doenças, um especialista deve ser consultado.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (3)

  • Raquel Mandele disse em 22/06/2013 às 13:52:

    Tudo o que for natural é bem vindo pra minha alimentação.

  • Edna Maria Rodrigues Rodrigues disse em 07/06/2014 às 23:06:

    gosto bastante comer inhame batata yacon ,nunca lembro da soja ,isso é grave.

    • Emília Silva disse em 10/06/2014 às 09:37:

      Edna, caso você queira incluir a soja em sua alimentação, pode usar as bebidas feitas com o grão. É mais fácil que comprar a soja, cozinhá-la e etc.

  • Deixe seu comentário sobre "Os benefícios da soja"