Óleo de Cártamo

O óleo de cártamo é extraído das flores do Chartamus tictorius,  uma planta originária da Índia, que tem parentesco com a margarida e o girassol. Seu uso é muito antigo, principalmente como corante de tecidos e alimentos, mas só recentemente suas propriedades nutricionais foram desvendadas. Com o avanço das pesquisas científicas, descobriu-se que o óleo é capaz de favorecer o emagrecimento, prevenir contra doenças do coração e combater os radicais livres. Por esses motivos, o óleo de cártamo se tornou conhecido em todo mundo.

Cártamo

Flores de Cártamo

Benefícios do Óleo de Cártamo

Grande parte dos benefícios do óleo de cártamo está associada à presença de ácidos graxos monoinstaurados e poli-insaturados. Essas gorduras do bem, mais especificamente o ácido oleico (ômega 9) e o ácido linoleico (ômega 6), são responsáveis por reduzir os níveis de colesterol e glicose, além de prevenir a hipertensão.

A presença de ômega 6 também está relacionada com a perda de peso. Isso porque cerca de 60% do ácido linoleico encontrado no óleo de cártamo se apresenta em sua forma conjugada, conhecida como CLA. O ômega 6 conjugado possui propriedade termogênica: em nosso organismo, ele acelera o metabolismo de gorduras, consumindo energia e liberando calor. Assim, o consumo regular do óleo contribui para o emagrecimento, pois o corpo gasta mais calorias.

Consumo do Óleo de Cártamo

Quem deseja emagrecer ou reduzir os níveis de gordura corporal pode incluir o óleo de cártamo em seu cardápio diário. O óleo é uma excelente opção para temperar saladas, além de substituir o uso da margarina em tortas, bolos e outras receitas. É importante ressaltar que o óleo não deve ser submetido à temperatura muito alta, pois o calor faz com que perca parte de suas propriedades nutricionais.

Os especialistas recomendam o consumo de no máximo 2 colheres do óleo por dia, pois a ingestão de ômega 6 em excesso aumenta a resistência à insulina, reduz os níveis do bom colesterol e eleva a taxa de glicose. Seguindo essa indicação, é possível aproveitar todos os benefícios do cártamo, sem riscos à saúde.

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Óleo de Cártamo"