O que são fibras alimentares

As fibras alimentares são cadeias de açúcares, encontradas nos vegetais, que não podem ser quebradas pelo nosso sistemas digestivo. Dito de outro modo, as fibras nada mais são carboidratos que não podem ser digeridos pelo corpo humano. Entre os principais componentes das fibras estão a celulose, hemicelulose, lignina, gomas, pectinas e inulina.

As fibras podem ser divididas em dois grandes grupos: as solúveis e as insolúveis. Ambas são importantes para o nosso organismo e desempenham alguma função específica enquanto estão no nosso corpo.

Fibras solúveis

Fibras Alimentares

Fibras Alimentares

As fibras solúveis são aquelas que podem ser dissolvidas em água. Entre elas estão as pectinas, gomas, mucilagens, e algumas hemiceluloses. Esse tipo de fibra absorve água, formando uma substância semelhante a um gel. Por isso, aumentam a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento, e reduz a absorção de glicose pelo sangue. Em geral, as fibras solúveis são encontradas em frutas, hortaliças, aveia e soja.

Fibras insolúveis

Como diz o próprio nome, as fibras insolúveis são aquelas que não podem ser dissolvidas em água. A presença desse tipo de fibra no bolo alimentar estimulam o bom funcionamento do intestino. Por esse motivo, as fibras solúveis auxiliam no combate de diversas doenças que atacam o sistema digestivo, além de reduzir a ocorrência de alguns tipos de câncer.Elas podem ser encontradas em grãos e cereais, como o milho, a soja e o trigo, bem como nos vegetais e nas frutas com casca.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "O que são fibras alimentares"