O que é Nutrição Ayurveda?

Nós ocidentais nos pautamos em métodos científicos que nem sempre correspondem ao que é feito em outros lugares do mundo. Nem sempre vista com bons olhos pela medicina tradicional, a  Ayurveda, que existe há mais de 7 mil anos na Índia, é um bom exemplo de como outras formas de lidar com a ciência e com a vida são possíveis.

Alimentação Ayurvédica

Para a Ayurveda, a alimentação é um ponto fundamental para entendermos e tratarmos o nosso corpo. Segundo os indianos, o corpo humano é composto por 5 elementos, a saber: a água, o ar, a terra, o fogo e o éter. Para que o organismo funcione bem, é necessário que esses elementos estejam em perfeito equilíbrio. Quando há algum tipo de desequilíbrio, é preciso fazer mudanças na alimentação para que o corpo se reordene e volte a funcionar normalmente.

Uma Outra Nutrição

A nutrição como campo do conhecimento lida, de forma mais tradicional, como a relação entre os nutrientes e o nosso organismo. Dessa forma, um nutricionista ocidental pensará os efeitos dos carboidratos, proteínas e minerais, por exemplo, na dieta de determinado indivíduo.Nutrição Ayurveda

Já a nutrição ayurvédica vai além dessa perspectiva. Para a Ayurveda, não são só os nutrientes que interferem no funcionamento do organismo, mas também os sabores, a temperatura dos alimentos e a maneira como eles são digeridos.

Assim, alguém que tenha algum tipo de desequilíbrio dos elementos mencionados precisará seguir uma alimentação que posso rearranjá-los. Alguém que esteja fraco necessitará de alimentos doces, azedos e salgados, segundo a nutrição ayurvédica, para voltar a ter energia.

Segredos da Dieta Ayurvédica

Apesar dessa diferenciação, a Ayurveda não se opões a diversos estudos recentes sobre os alimentos. Do ponto de vista da nutrição indiana, uma dieta pobre é caracterizada pelo consumo em excesso de alimentos industrializados, bebidas alcoólicas e carnes. A alimentação ayurvédica também prescreve a boa digestão para que os alimentos sejam realmente aproveitados pelo organismo sem o acúmulo de toxinas.

Se você se interessou nessa linha da nutrição, vale a pena procurar um terapeuta especializado em Ayurveda próximo a você. Hoje em dia, é possível encontrar esses profissionais até mesmo no SUS, já que o reconhecimento da medicina indiana vem se tornando cada vez maior. A dieta ideal se baseará nas condições físicas daquela pessoa, pensando também os possíveis desequilíbrios que ela apresenta.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "O que é Nutrição Ayurveda?"