O que é ansiedade

A ansiedade é um sentimento comum para a maioria das pessoas. Em geral, a sensação desagradável surge diante de possíveis perigos, sejam eles reais ou imaginários. Nesse tipo de situação, a pessoa se sente angustiada, nervosa ou agitada, sem saber exatamente qual é o motivo para esse incômodo. Os sintomas mais comuns da ansiedade são: mal estar, aperto no peito, palpitações, suor excessivo, dores de cabeça, tremores, inquietação, entre outros. Essas reações variam de pessoa para pessoa e podem ser mais ou menos graves.

Ansiedade: boa ou ruim?

Apesar de parecer muito ruim, a ansiedade é uma reação natural do organismo humano para se proteger de perigos eminentes. Quando existe alguma ameaça possível, o corpo se prepara para se defender, o que causa essas reações incômodas. Quando ocorre em grau leve, a ansiedade pode ajudar o indivíduo a solucionar problemas, escapar de situações arriscadas ou mudar algo que o desagrade. No entanto, a ansiedade se torna uma grave problema quando ocorre com frequência ou por um período mais longo. Nesses casos, a pessoa se sente paralisada pelos sintomas da ansiedade, entrando, muitas vezes, num quadro de depressão.

Ansiedade

Como lidar com a ansiedade

Tratamento da ansiedade

Normalmente,  a ansiedade está relacionada com problemas psicológicos, como traumas e vivências pessoais. A causa também pode ser biológica, motivada por desequilíbrio químico ou hormonal no organismo. Por isso, o tratamento da ansiedade deve combinar a psicoterapia com o uso de medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos. Os métodos alternativos costumam amenizar bastante os sintomas da ansiedade, como é o caso da homeopatia, acupuntura, técnicas de relaxamento, entre outros.

Algumas mudanças de hábito colaboram para o tratamento da ansiedade. A alimentação saudável é o primeiro passo para reduzir os incômodos causado pela ansiedade. Muitos alimentos possuem substâncias que controlam o nervosismo e aumentam a sensação de bem estar, como algumas frutas, hortaliças e cereais. Por outro lado, existem alimentos que agravam os sintomas da ansiedade, principalmente aqueles que funcionam como estimulantes. A prática de exercícios físicos é fundamental para os ansiosos, pois ajuda na liberação de endorfina, que também aumenta a sensação de bem estar.

 Dicas para controlar a ansiedade

Outras dicas também ajudam a combater os sintomas desagradáveis da ansiedade:

  • Respirar profundamente por alguns minutos, sempre que sentir que o nervosismo está tomando conta;
  • Praticar atividades agradáveis e relaxantes;
  • Evite o café, o cigarro e bebidas alcoólicas;
  • Procure afastar os pensamentos negativos.

Se ainda assim a ansiedade for persistente, procure um médico ou psicólogo para encontrar o tratamento mais adequado para o seu problema.

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "O que é ansiedade"