O que comer à noite

Durante a noite nosso organismo funciona de forma mais lenta e, por isso, temos mais dificuldade de digerir os alimentos. Assim, devemos ficar mais atentos com o que comemos durante a noite, para garantir uma boa digestão e um sono tranquilo.

Isso não quer dizer que não devemos nos alimentar durante a noite. Muitas pessoas quando fazem uma dieta para emagrecer, optam por cortar o jantar ou a ingestão de carboidratos no período noturno. Essa escolha nem sempre é a mais acertada, uma vez que devemos manter uma dieta equilibrada durante todo o dia e nos alimentar de 3 em 3 horas para garantir o bom funcionamento do nosso organismo.

O segredo está na escolha dos alimentos que ingerimos durante a noite, que devem ser mais leves já que nosso metabolismo funciona mais devagar nesse horário. O ideal é procurar um profissional da nutrição, para que este possa dizer qual o tipo de alimentação adequada, de acordo com seus hábitos diários.

Comer à noite engorda?

Alimentação Noturna

O que comer à noite?

Essa é uma questão polêmica, mesmo entre os profissionais da área. Alguns defendem que a alimentação noturna não engorda mais do que durante o dia. O que normalmente ocorre é que comemos mais alimentos calóricos durante a noite, o que facilita o ganho de peso. Muitas pessoas, após um dia de trabalho estressante, chegam em casa e comem por ansiedade. Também é comum se alimentar de forma inadequada durante o dia e ficar com mais fome à noite.

O nosso organismo entende que o período da noite serve para descansarmos. Por isso, a função metabólica fica reduzida nesse horário. O metabolismo é o conjunto de transformações que as substância sofrem em nosso corpo, sendo fundamental para que as células recebam os nutrientes necessários para seu bom funcionamento. Dessa forma, a redução do metabolismo aumenta o tempo para a digestão de tudo aquilo que comemos. Assim, é ideal que comamos alimentos mais leves no período da noite, para facilitarmos o processo de digestão.

O que comer

O jantar não é um vilão na alimentação saudável. Muito antes pelo contrário, essa refeição é fundamental para uma dieta balanceada. O ideal é que o jantar seja composto por pequenas quantidades de alimentos de todos os grupos, ou seja, cereais, carne, verduras e legumes. Para facilitar a digestão, devemos optar por carboidratos ricos em fibras, como é o casos dos pães integrais, aveia e linhaça. As quantidades de gordura que ingerimos também deve ser regulada no período na noite, principalmente a gordura saturada, presente em frituras, molhos, manteiga e carnes gordas.

O horário da alimentação também é fundamental. Recomenda-se que o jantar seja feito pelo menos 3 horas antes de dormir, para que a digestão seja completamente realizada enquanto o corpo ainda está em atividade. Para quem fica acordado até mais tarde, seja por que trabalha a noite ou mesmo por opção, o ideal é jantar entre 20:00 e 21:00 e fazer um pequeno lanche antes de ir para a cama.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "O que comer à noite"