O poder da Linhaça

Você já ouviu falar dos benefícios da linhaça para a sua saúde? Se a resposta for não, conheça um pouco mais sobre essa semente poderosa para o organismo.

O segredo da linhaça está em sua composição. A semente é rica em vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, além de potássio, magnésio, fósforo e cálcio, o que a torna muito benéfica para a saúde. Além disso, a linhaça possui ômega 3 e ômega 6, que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim.

Todas essa propriedades nutricionais são muito importantes, mas a linhaça vai além. A semente do linho é considerada um alimento funcional, por possuir substâncias anticancerígenas e antioxidantes. O consumo regular da linhaça também contribui para o desentupimento das artérias, evitando as doenças cardiovasculares.

Lignanas

Benefícios da linhaça

Benefícios da linhaça

Entre as principais substâncias da linhaça está a lignana. Trata-se de um fitoesteroide que imita as funções do hormônio feminino, conhecido como estrógeno. A lignana pode ser encontrada em outros alimentos, como o azeite e as nozes, mas a maior concentração desse fitoesteróide está na linhaça.  Por esse motivo, a linhaça ajuda a reduzir os efeitos da menopausa, período em que os níveis de estrógeno diminuem. Com o consumo regular da linhaça, a mulher que está entrando na menopausa pode abrir mão das reposições hormonais, tão controversas na medicina.

Outro efeito positivo da lignana está na prevenção do câncer de mama. O estrógeno pode agir de forma negativa sobre o tecido mamário, o que explica a resistência de alguns médicos à reposição desse hormônio. Estudos atuais comprovam que a lignana, por sua vez, tem uma ação mais fraca que a do estrógeno sobre esse tecido, ajudando a prevenir contra a formação de tumores na mama.

Ômega 3 e ômega 6

Cerca de 40% da linhaça é composta por óleo. Esse óleo, extraído das sementes do linho, é muito benéfico para a saúde pois contém altos níveis de ômega 3 e ômega 6, que são essenciais para o organismo. A presença do dois óleos permite que o corpo produza prostaglandinas, que removem o excesso de sódio nos rins, combatendo o acúmulo de líquidos. Além disso, o ômega tem ação antioxidante, promovendo a renovação celular e o aumento das defesas do organismo. Ele também ajuda a regular os níveis de colesterol e açúcar no sangue, atuando diretamente no combate das doenças cardiovasculares.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (2)

  • Régia Dias disse em 15/12/2012 às 18:02:

    eu adoro saber sobre a importancia dos alimentos , eu uso a linhaça diariamente em mhas refeiçãoes….

  • Raquel Mandele disse em 22/06/2013 às 14:01:

    Muito linda a explicação, mas implementar ou como cozinhar a linhaça?

  • Deixe seu comentário sobre "O poder da Linhaça"