Manteiga Faz Mal à Saude?

Durante muito tempo a manteiga foi vista como inimiga do coração. Isso porque a manteiga é rica em gorduras, que podem contribuir para o aumento do colesterol ruim e, consequentemente, para o surgimento de problemas cardiovasculares. Mas será que o pão com manteiga, tão presente na mesa dos brasileiros, faz realmente mal para a saúde? A nutricionista Ana Carolina Gagliardi, pesquisadora do Instituto do Coração, resolveu investigar os malefícios da manteiga e da margarina para o nosso organismo. Ao final da pesquisa, a nutricionista concluiu que, diferentemente do que muitos imaginavam, esses alimentos não aumentam o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Manteiga e Margarina

Manteiga e Margarina

Pesquisa do InCor – USP

O estudo conduzido por Ana Carolina Gagliardi investigou os impactos do consumo da manteiga e da margarina em pacientes com síndrome metabólica. Quem sofre com a síndrome metabólica tem mais chances de desenvolver problemas como: obesidade, colesterol alto, derrames e paradas cardíacas. Por isso, o estudo do InCor analisou um grupo de 66 voluntários com essa síndrome, que atinge cerca de 30% dos brasileiros.

Os voluntários foram divididos em 4 grupos: os indivíduos do primeiro grupo consumiram 15g de manteiga diariamente; os do segundo consumiram 18 g de margarina com gordura trans; os membros de terceiros grupo ingeriram 36g de margarina livre de gordura trans; e os voluntários do último grupo consumiram diariamente 30g de margarina enriquecida com fitoesterol. Todos seguiram essa recomendação por 35 dias e não fizeram outras alterações em sua alimentação.

A Boa Notícia

Ao final da pesquisa, a nutricionista observou que a proteína que indica risco de infarto não sofreu alterações nos voluntários. Ou seja, o consumo de manteiga e margarina não aumentou as chances de infarto. O grupo que consumiu a margarina enriquecida com fitoesterol obteve uma pequena redução nos níveis de colesterol ruim no sangue. Os voluntários também não ganharam peso durante a pesquisa.

Com esses resultados, Ana Carolina Gagliardi concluiu que o consumo moderado de margarina e manteiga não traz riscos para a saúde, pelo menos no caso de pacientes com síndrome metabólica. Segundo ela, é possível deduzir que os resultados seriam semelhantes em pacientes saudáveis. Isso quer dizer que, diferentemente do que muitos imaginam, a margarina e a manteiga não são inimigas da nossa saúde. No entanto, é necessário evitar os exageros. A dica é consumir até 1 colher de sopa desses alimentos por dia. No caso da margarina enriquecida com fitoesterol, a quantidade indicada pode ser de até 2 colheres de sopa. Seguindo essas recomendações, a manteiga e a margarina podem ser consumidas sem medo.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (2)

  • Vert Summers disse em 07/02/2013 às 02:11:

    show

  • Nilson Marion disse em 11/02/2013 às 18:14:

    obrigado pela dica

  • Deixe seu comentário sobre "Manteiga Faz Mal à Saude?"