Lentilha para o Ano Novo

Muitas pessoas não abrem mão de comer lentilha na virada do ano. De acordo com a tradição popular, as lentilhas trazem sorte e prosperidade. Existem diferentes explicações para esse hábito. Como as lentilhas são arredondadas e achatadas, lembram a aparência de uma moeda e, por isso, simbolizariam fortuna. Outra explicação diz respeito ao crescimento das sementes, que remete ao crescimento pessoal em todos os sentidos.

Mitos e verdades

Lentilha

Lentilha: sorte e saúde em 2012

Para quem quer começar o ano com “muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender”, as lentilhas são uma ótima opção. Não há nada que prove que as simpatias envolvendo a semente realmente garantam fortuna. No entanto, é possível afirmar que elas sejam benéficas para a saúde.

A lentilha é rica em fibras, tanto do tipo solúvel quanto do insolúvel, melhorando os níveis de colesterol e regulando o funcionamento do intestino. Além disso, possui alta porcentagem de ferro, sendo recomendada para pessoas com tendência à deficiência dessa substância, como grávidas e lactantes. A leguminosa também contém vitaminas, sais minerais, proteínas e carboidratos complexos. A boa notícia para quem quer perder peso é que a lentilha é uma alimento pouco calórico, com cerca de 105kcal em 100g.

Simpatias para o Ano Novo

Se você acredita no poder transformador da lentilha na virada do ano, pode seguir duas simpatias que prometem muita sorte e fortuna no ano que se aproxima. A primeira diz que se deve comer uma colher de lentilha na noite de réveillon. A outra manda ingerir um prato cheio de lentilhas, em cima de uma cadeira, à meia noite. É importante mentalizar coisas boas enquanto come as sementes, focando em tudo aquilo que se espera para 2012.

Dicas de preparo

Seja para a noite da virada ou para o dia a dia, algumas dicas ajudarão você a aproveitar melhor os nutrientes da lentilha. Antes de cozinhá-la, é importante deixar as sementes de molho em água por cerca de 2 horas, para eliminar parte do enxofre que ela contém. Outra dica é consumir a lentilha juntamente com alimentos ricos em vitamina C, como a laranja e o limão, para facilitar a absorção do ferro. Quem costuma comer feijão diariamente, pode substitui-lo por lentilha em alguns dias da semana. Além de ser mais fácil de cozinhar, a lentilha é mais facilmente digerida pelo organismo.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Lentilha para o Ano Novo"