Importância das fibras para a saúde

Os estudos sobre os benefícios da fibra alimentar não são recentes: o pai da medicina, Hipócrates, já sabia das propriedades laxativas do farelo de trigo. Muitos séculos depois, a fibra ainda é tópico de discussão entre os médicos e cientistas.

Inúmeras pesquisas buscam reconhecer a importância das fibras para a saúde. Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre o que são as fibras, em quais alimentos encontrá-las e como elas melhoram o funcionamento do nosso organismo.

Benefícios para a saúde

Fibras alimentares

Alguns alimentos ricos em fibras.

As fibras são carboidratos de origem vegetal que não são digeridas pelo nosso organismo. Você deve estar se perguntando: mas se as fibras não podem ser digeridas, como podem melhorar o funcionamento do nosso organismo? Durante muito tempo se acreditou que as fibras eram apenas resto de vegetais, que passavam pelo nosso corpo e eram rapidamente excretados. No entanto, pesquisas realizadas nas últimas décadas comprovaram que enquanto estão em nosso sistema digestivo, as fibras podem fazer um bem danado.

A grande importância das fibras para a nossa saúde consiste em melhorar o funcionamento intestinal. A atuação das fibras em nosso intestino é fundamental para uma boa digestão, além de auxiliar no combate de algumas doenças do sistema digestivo.

A ingestão regular de alimentos com fibras também ajuda no controle das taxas de glicose e colesterol. Isso ocorre principalmente devido a ação das fibras solúveis, que dificultam a absorção dos carboidratos pelo sistema digestivo. A substância gelatinosa formada pela fibra solúvel e a água também envolve as partículas de gordura, impedindo que essas sejam retidas pelo organismo. Por isso, o consumo de fibras, principalmente as do tipo solúvel, está diretamente relacionado com o combate às doenças cardiovasculares e diabetes.

Outra grande vantagem dos alimentos ricos em fibras é o emagrecimento. A presença das fibras em nosso organismo aumenta a sensação de saciedade, ou seja, reduz a fome. Além disso, por dificultar a absorção de gorduras e carboidratos, as fibras são excelentes para quem deseja perder peso com saúde.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Importância das fibras para a saúde"