Importância do Ferro na Alimentação

O ferro é um nutriente fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo. Ele é responsável pela síntese da hemoglobina (células vermelhas do sangue) e transporte de oxigênio para todas as células do organismo, além fortalecer o sistema imunológico. A falta do ferro no organismo pode ocasionar um típico específico de anemia, bastante comum entre as mulheres. Por isso, é importante seguir uma dieta rica no mineral. Alguns alimentos são bastante conhecidos por conter ferro, como as carnes vermelhas, o feijão e os vegetais verde escuros. No entanto, é importante estar atento à absorção do nutriente, que costuma variar de indivíduo para indivíduo.

Hemoglobina

O ferro é fundamental para a síntese das hemoglobinas

Anemia Ferropriva

A anemia é definida pela baixa concentração de hemoglobina no sangue. A doença geralmente está relacionada à carência de nutrientes, motivada por diversos fatores. No caso da anemia ferropriva, o problema surge pela falta de ferro no organismo, prejudicando a fabricação de células vermelhas.

Entre os sintomas da anemia estão o cansaço, falta de concentração, irritabilidade, perda de apetite, tontura, falta de ar e palidez no lábios e parte interna nos olhos. O problema é mais comum entre as mulheres, porque durante o menstrual elas eliminam quantidades consideráveis de ferro juntamento com o sangue. As gestantes também estão mais suscetíveis a anemia, pois precisam suprir as necessidades nutricionais do feto em formação.

Fontes de Ferro

Os alimentos que são fonte de ferro se dividem em dois tipos: heme e não heme. O ferro do tipo heme é absorvido até 20% mais rápido que o tipo não heme. Por isso, é fundamental incluir esse tipo de ferro em uma alimentação saudável. Os alimentos que contém ferro do tipo heme são os de origem animal, como carnes, vísceras e gema de de ovo. Já o ferro do tipo não heme pode ser encontrado em alimentos de origem vegetal, como o feijão, a lentilha, soja, espinafre, agrião e rúcula.

Uma dica para aumentar a absorção de ferro pelo organismo é unir a ingestão de alimentos ricos em ferro com os que contém vitamina C. Por isso, vários especialistas afirmam que a laranja que acompanha a afeijoada, por exemplo, forma uma excelente combinação. Outra sugestão é utilizar o limão para temperar saladas e carnes, pois ele também contém vitamina C, assim como outras frutas cítricas.

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (0)

  • Marco Antonio Badaro Athayde disse em 03/05/2012 às 03:44:

    Exelente a apresentação desta pagina, com orientações, dando as dicas como se alimentar certo e melhor

  • Deixe seu comentário sobre "Importância do Ferro na Alimentação"