Guaraná em Pó

O guaraná (Paullinia cupana) é uma planta nativa da floresta amazônica, que pode ser encontrada no Brasil, no Peru, na Colômbia e na Venezuela. O uso do guaraná está profundamente relacionado com a tradição indígena, anterior à chegada dos europeus em terras brasileiras.

Lenda Indígena

Segundo a lenda, a planta surgiu quando os índios de uma tribo no Amazonas plantaram os olhos de um curumim que foi atacado por uma serpente. Tupã, o deus indígena, aconselhou que eles enterrassem os olhos e regassem com as próprias lágrimas, para que dali nascesse a “planta da vida”.

Guaraná

Guaraná

Por isso, os índios acreditam que os frutos do guaraná seriam os olhos do curumim, que se multiplicaram para trazer força e energia aos guerreiros da tribo. Ainda que não se acredite na lenda, a verdade é que os frutos realmente possuem um potencial energético e estimulante. Isso se deve às substâncias encontradas no guaraná, conhecidas como xantinas.

Propriedades do Guaraná

As xantinas (cafeína e teobromina) encontradas no guaraná são responsáveis por estimular o funcionamento de nosso sistema nervoso. Por isso, o consumo do guaraná torna o raciocínio mais rápido, melhora a concentração, reduz a fadiga mental e muscular. Acredita-se ainda que o fruto atue como diurético, tônico, afrodisíaco, revigorante e analgésico. Os estudos científicos parecem corroborar com a tradição popular indígena: o guaraná é um poderoso estimulante, capaz de diminuir o cansaço e aumentar a disposição.

Pó de Guaraná

O pó de guaraná é uma das maneiras mais conhecidas para se usufruir dos benefícios da planta. Para sua fabricação, o grão do guaraná é torrado e moído, gerando um pó de coloração castanha. O que mais chama a atenção nesse pó são suas substâncias ativas. Ele contém uma grande quantidade de cafeína e teobromina, atuando com um estimulante. O pó de guaraná ainda possui taninos, que tem função antioxidante, além de contribuir para a queima de gorduras. Por esse motivo, o pó é bastante utilizado em dietas de emagrecimento.

O pó de guaraná pode ser facilmente encontrada em farmácias e lojas especializadas em produtos naturais. Para consumir o pó de guaraná, o ideal é misturar:

  • 1 colher (chá) do guaraná em pó
  • 1 copo (250ml) de água filtrada

A mistura deve ser bebida diariamente, de preferências pelas manhãs. Quem quer uma energia a mais, também pode consumir a receita durante a tarde, para aumentar a disposição. Lembramos que o consumo excessivo do pó de guaraná pode causar reações indesejadas, como nervosismo, insônia e taquicardia. Por isso, é importante consultar um profissional da área de saúde antes introduzir o guaraná em pó no seu cotidiano.

Por Emília Silva nas categorias Dietas, Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (2)

  • Patricia Silva disse em 27/08/2013 às 00:09:

    AMOOOOOOOO OS TRES

  • Luiz Fernando disse em 04/10/2013 às 03:27:

    todos 3 fazem bem a nossa saúde !

  • Deixe seu comentário sobre "Guaraná em Pó"