Glúten Faz Mal?

Desde 2002, a Anvisa obriga todos os alimentos que contenham glúten a ter informações claras a esse respeito no rótulo. A medida se destina principalmente aos portadores da doença celíaca: problema caracterizado pela intolerância ao glúten. No Brasil, não existem pesquisas que informem o número de celíacos no país, mas um estudo feito pela USP em 2005 revelou que 1 em cada 214 moradores de São Paulo sofrem com a doença.

Alimentos Com Glúten

  • trigo
  • aveia
  • cevada
  • centeio
  • malte
  • todos os alimentos preparados com esses ingredientes

Glúten

Malefícios do Glúten

Apesar de ser encontrado em alimentos ricos em carboidratos, como massas, pães e biscoitos, o glúten na verdade é uma proteína. O problema é que, na visão de muitos especialistas, essa proteína não é bem absorvida pelo organismo humano. O resultado é que o organismo cria anti-corpos para combater as moléculas de glúten não digeridas, causando desordens no funcionamento do corpo.

Por causa disso, muitos defendem que praticamente todas as pessoas têm algum tipo de sensibilidade à substância, mesmo que não sejam diagnosticadas como celíacas. Vários nutricionistas recomendam a redução ou até mesmo a exclusão do glúten da alimentação. Mas existem outros pontos de vista. Há também especialistas que defendem o consumo moderado de alimentos que contenham glúten, por causa da presença de outros nutrientes fundamentais.

Glúten Engorda?

Não existem pesquisas que comprovem a relação direta entre o glúten e o ganho de peso. No entanto, quem tirar o glúten da dieta acaba cortando vários carboidratos da alimentação, reduzindo as calorias ruins ingeridas diariamente. Isso não quer dizer que é impossível perder peso comendo alimentos com glúten. O ideal é a moderação para todos os tipos de alimento.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Glúten Faz Mal?"