Globo Repórter: Hortelã, Alecrim e Sálvia

No Globo Repórter de ontem, 11 de julho, a equipe foi até Icaria, na Grécia, para entender o porquê da longevidade dos moradores da ilha. A resposta, como vocês devem imaginar, está relacionada com hábitos saudáveis, como boa alimentação, exercícios físicos e a prática da sesta depois do almoço. As ervas também são usadas pelo povo de Icaria, com destaque para o hortelã, o alecrim e a sálvia. Veja o que dizem os pesquisadores.

Ervas Medicinais

Ioanna Chinou é farmacêutica e especialista em ervas medicinais. Segundo ela, o consumo de chás em Icaria é um dos grandes responsáveis pela saúde dos moradores da ilha.

Hortelã, Sálvia e Alecrim

Cultive essas ervas em casa!

Chá de Alecrim

O alecrim é pouco usado no resto da Grécia, mas está entre as ervas comuns em Icária. O chá, de acordo com a pesquisadora, é um pouco picante, mas tem benefícios comprovados. Ele combate o envelhecimento precoce e melhora o funcionamento da memória.

Chá de Hortelã

Quem acompanha o Receitas e Nutrição já conhece um pouco sobre as propriedades do chá de hortelã. Além de funcionar como um antisséptico natural, ele também é bastante indicado para problemas gastrointestinais. E, para nossa sorte, a erva é muito comum aqui no Brasil.

Chá de Sálvia

Já a sálvia, mais comumente usada como tempero, tem efeito calmante e combate as inflamações. O chá serve para aliviar as cólicas e dores de cabeça, além de reduzir a ansiedade. O nome da erva, inclusive, faz referência a essas propriedades: “aquela que salva”.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Globo Repórter: Hortelã, Alecrim e Sálvia"