Fontes de Vitamina D

Anteriormente, falamos sobre os benefícios da vitamina D para a saúde. A substância atua como antioxidante, combatendo os radicais livres, além de prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e problema neurológicos. A vitamina também é eficiente na redução dos sintomas da TPM e melhora o funcionamento da memória.

A melhor maneira de suprir a necessidade de vitaminas em nosso organismo é através da alimentação. No entanto, no caso da vitamina D, são poucos os alimentos que contém quantidades significativas dessa substância. Para usufruir das propriedades da vitamina D, são necessárias 400 unidades internacionais (UI) do nutriente por dia. A principal fonte da vitamina são os raios solares, mas alguns alimentos, principalmente os peixes, também devem ser ingeridos.

Sabendo disso, listamos alguns alimentos ricos em vitamina D. Também separamos dicas para você aproveitar todos os benefícios desse nutriente.

Salmão

100 g de salmão possui 700 UI de vitamina D

Exposição ao Sol

O sol é um grande fornecedor de vitamina D para o corpo humano. Cerca de 90% da substância é sintetizada pela pele, através dos raios solares. Por isso, é importante tomar sol diariamente, durante pelo menos 15 minutos. Para evitar as queimaduras e outros malefícios dos raios solares, o ideal é aproveitar o sol da manhã ou do final da tarde. Braços e pernas precisam ficar expostos, para que o organismo possa fabricar a vitamina D.

Alimentos Ricos em Vitamina D

No que diz respeito à alimentação, os peixes são as principais fontes de vitamina D. O óleo de fígado de bacalhau é que possui maior quantidade do nutriente: 100ml tem cerca 10.000 UI. O arenque, o salmão e a sardinha possuem quantidades significativas de vitamina D. O nutriente também em outros produtos de origem animal, como leite, ovos e frutos do mar também, mas em menor proporção. Existem no mercado alguns alimentos enriquecidos com a vitamina, como leite, iogurte e bebidas à base de soja.

Os suplementos alimentares também podem suprir as necessidades de vitamina D do organismo, mas devem ser consumidos com cautela. A ciência ainda não definiu valores máximos para ingestão nutriente. Por isso, a suplementação deve ser feita com o acompanhamento de um médico ou nutricionista.

 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Fontes de Vitamina D"