Dicas para comer melhor

Os benefícios de uma boa alimentação são muitos e vão muito além do controle ou redução de peso. Como você com certeza já ouviu falar, “nós somos o que comemos”. Se você parar para observar cautelosamente tudo que come no espaço de uma semana, por exemplo, vai perceber que ingere muitos alimentos que, ou não trazem nenhum benefício ou pior, trazem prejuízo como colesterol alto, muita gordura ou muito sal.

A pior parte é que, infelizmente, esses são geralmente os alimentos mais saborosos, o que torna a tarefa de comer menos deles ainda mais difícil e talvez até dolorosa. Para melhorar sua alimentação e consequentemente a sua saúde, existem algumas pequenas dicas e providencias que você pode tomar, e de pouco em pouco, mudar seus hábitos alimentares e se tornar uma pessoa mais saudável.

Mantendo uma boa alimentação

prato colorido

Um prato colorido indica variedade de nutrientes

  • Cor: Essa é com certeza a dica mais conhecida, mas ainda assim muito importante. Tente deixar o seu prato o mais colorido possível, pois além de representar uma variedade de nutrientes, com certeza indica que você terá colocado alguns legumes e verduras para conseguir este colorido.
  • Quantidade por qualidade: Ninguém é de ferro, e um doce ou um belo sanduíche muitas vezes não podem ser rejeitados.
    Quando a vontade bater, troque a quantidade pela qualidade. Um pedaço daquele doce de dar água na boca vale mais do que aquela guloseima que nem faz tanta diferença pra você.
  • Fibras: A importância das fibras no nosso organismo é enorme, pois são elas que mantem o intestino funcionando direito. Você encontra as fibras em cereais como aveia e em vários tipos de frutas.
  • Mais porções: Isso mesmo. Seu organismo vai agradecer muito mais se você abastecê-lo a intervalos pequenos, mas com quantidade menores de alimento. Procure sempre comer uma fruta ou barrinha de cereal entre as refeições principais.

Por Daiana nas categorias Nutrição. Tags: , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Dicas para comer melhor"