Cozinhar na panela de ferro é bom para a anemia?

A sabedoria popular muitas vezes indica coisas que não são comprovadas cientificamente, mas esse não é o caso do uso da panela de ferro no combate à anemia.

Quem sofre com a anemia ferropriva, aquela causada pelas quantidades insuficientes de ferro no organismo pode se beneficiar com o uso de panelas feitas com o metal. O mais importante, no entanto, é lembrar que apenas o uso de panelas e outros utensílios domésticos de ferro não é o suficiente. É fundamental que o anêmico mude também a sua alimentação e siga todas as indicações do médico para combater de fato a doença.

Estudo científico sobre o uso de panelas de ferro no combate à anemia

Uma pesquisa feita pela Universidade de Campinas, a Unicamp, mostrou que o ferro em sua forma elementar, como o encontrado nas panelas, pode se transformar no mineral que utilizamos em nosso organismo.

O estudo foi feito por pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos, que testaram o consumo de alimentos cozidos em panelas de ferro por pessoa mais suscetíveis a anemia: vegetarianos e mulheres em idade fértil.

O resultado obtido pela pesquisa foi bastante interessante. Segundo os pesquisadores, o uso regular da panela de ferro no cozimento de alimentos pode suprir até 20% das quantidades do mineral que precisamos ingerir regularmente.

Veja como a panela de ferro age no organismo para diminuir os sintomas da anemia!

Veja como a panela de ferro age no organismo para diminuir os sintomas da anemia!

O uso panela de ferro cura a anemia?

Se você está se perguntando se o uso da panela de ferro irá curar a anemia ferropriva, a resposta é não. Apesar dos resultados positivos obtidos pela pesquisa que mencionamos antes, o que os especialistas afirmam é o benefício da panela de ferro em relação a outras panelas na produção de hemoglobinas, mas não um resultado efetivo no combate à anemia.

O ideal, portanto, é utilizar a panela de ferro regularmente no cozimento de alimentos se você não tem anemia. Essa prática ajudará a manter os níveis do mineral no organismo adequados. Para os anêmicos, é importante seguir uma dieta com alimentos ricos em ferro e, se for o caso, fazer a reposição do mineral conforme as orientações médicas. 

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Cozinhar na panela de ferro é bom para a anemia?"