Como usar papel manteiga nas receitas que vão ao forno

Você costuma usar papel manteiga em casa? Vou confessar aqui que eu não tinha muito o hábito de comprar este produto até entrar para o curso de Arquitetura. Uma professora de desenho nos aconselhou a sempre ter papel manteiga, desses de rolo, que vendem no mercado, para desenhar em casa. Ele é mais barato que o papel vendido nas papelarias e é ótimo para fazer croquis e plantas.

Mas o assunto aqui é outro: o uso culinária do papel manteiga. Muita gente se pergunta para que ele serve. Hoje nós vamos tentar explicar as mil e uma utilidades do papel manteiga na cozinha!

O papel manteiga pode ir ao forno?

Papel e fogo geralmente não combinam. Porém, o papel manteiga é feito para resistir a altas temperaturas. Ele também tem ação antiaderente, ou seja, não gruda. Para levar ao forno, basta seguir as instruções de uso abaixo.

Suspiros feitos no papel manteiga

Suspiros feitos no papel manteiga

Papel manteiga no preparo de bolos, biscoitos e tortas: como forrar a forma?

Na hora de fazer um bolo, torta ou biscoitos, o papel manteiga é uma ótima opção. O ideal é usá-lo para cobrir a forma. Assim você evita que a massa agarre no fundo da forma, ficando bem mais fácil de tirar. Veja as dicas:

  1. Se você for assar apenas biscoitos, recorte o papel manteiga no tamanho exato da forma para facilitar. Basta colocar no fundo e colocar os biscoitos. Não precisa untar.
  2. Para assar bolos e tortas é necessário dobrar o papel para cobrir também as laterais da assadeira.
  3. Caso o papel seja muito maior que a sua forma, você poderá cortar o excesso com uma tesoura.

Papel manteiga substitui o papel alumínio?

Sim! Se você não tem papel alumínio em casa, o papel manteiga pode cumprir a mesma função. Ao fazer assados, basta cobria a forma por cima com o papel manteiga, firmando bem as bordas (eu às vezes prendo com um barbante). Ele vai segurar os vapores do alimento e aumentar a temperatura. É ótimo para fazer carnes assadas!

Papilote com papel manteiga

O “papilote” é uma técnica de cocção muito usada para peixes e legumes. Consiste, basicamente, em fazer uma trouxinha como o papel, deixando ar para o vapor circular. Você pode fazer com papel manteiga ou papel alumínio. Para fazer um peixe suculento, a dica é colocar algo ácido, como suco de limão ou laranja, e algo gorduroso, como azeite ou manteiga. O resultado é delicioso.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Como usar papel manteiga nas receitas que vão ao forno"