Como Temperar os Alimentos

Na hora de temperar os alimentos, o ideal é utilizar ingredientes naturais, ao invés de optar pelos temperos industrializados. As especiarias e ervas aromáticas são ótimas, pois deixam a comida mais saborosa e substituem o uso do sal. Além disso, muitas ervas usadas como tempero trazem benefícios para a nossa saúde.

O alecrim, por exemplo, ajuda a regular a pressão arterial e os níveis de colesterol no sangue, além de atua como antiinflamatório, diurético e digestivo. O manjericão, por sua vez, é ótimo para tratamento de problemas respiratórios, pois funciona como broncodilatador. Sendo assim, o consumo dessas ervas é excelente para afastar doenças e melhorar o funcionamento do organismo como um todo.

O grande problema é que nem sempre sabemos qual erva ou condimento combina com cada alimento. Por isso, preparamos uma lista para que você saiba como temperar carne, peixe, verduras e outros pratos do dia a dia.

Tempero

Uso dos temperos e ervas

Qual Tempero Utilizar

Veja quais ervas temperam melhor cada alimento:

  • Carne de boi: louro, cebolinha, cravo-da-índia, cominho, alho, pimenta, alecrim e manjerona;
  • Carne de porco: coentro, cominho, alho, gengibre, pimenta, sálvia e tomilho;
  • Frango e outras aves: alho, orégano, alecrim e sálvia;
  • Peixe: coentro, estragão, alho, salsa e tomilho;
  • Saladas: cebolinha, manjericão, manjerona, hortelã, salsa, pimenta, limão e vinagre.

Evite o Consumo Excessivo de Sal

Os brasileiros possuem o péssimo hábito de utilizar muito sal na hora de temperar os alimentos. No entanto, o consumo excessivo do sal pode fazer muito mal à saúde. Além de favorecer o aumento da pressão arterial, o abuso nas quantidades de sódio está relacionado à retenção de líquidos, obesidade e outros problemas de saúde. Por isso, a OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a ingestão diária de 6 g de sal por dia, o que equivale a cerca de 1 colher de chá rasa.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Como Temperar os Alimentos"