Como combinar alimentos

Você já deve ter ouvido falar que os alimentos não brigam dentro barriga. Essa afirmação não é necessariamente verdadeira, porque a combinação de alguns tipo alimentares pode causar reações químicas no organismo, dificultando a digestão. Por outro lado, algumas combinações facilitam a absorção de nutrientes e potencializam o processo digestivo. Assim, é importante saber o que “combina” ou “não combina” na hora de nos alimentarmos.

Combinações perigosas

Em geral, as combinações alimentares perigosas são aquelas que ocasionam a fermentação dentro do estômago. Isso acontece porque os elementos químicos presentes nos alimentos reagem uns com os outros, havendo liberação de gases. Por isso, o resultado dessas reações pode causar dores no estômago, azia, flatulência, indisposição, congestão e até a contaminação do sangue. Também pode ocorrer da presença de um nutriente dificultar a absorção de outro pelo organismo. Dessa forma, a mistura de alguns alimentos pode prejudicar o bom aproveitamento nutricional do que ingerimos.

Como combinar os alimentos

Como combinar os alimentos

  • Frutas e hortaliças: as frutas costumam conter açúcares e ácidos, enquanto as hortaliças possuem grandes quantidades de sais minerais. Essas substâncias podem reagir no organismo, havendo a quebra do açúcar e consequente liberação de gás carbônico;
  • Cereais e frutas cítricas: essa combinação pode ocasionar a fermentação ácida, que prejudica a qualidade do sangue;
  • Carne vermelha e ovos: a gema do ovo possui uma substância chamada fosvitina, que dificulta a absorção de ferro pelo organismo;
  • Carne vermelha e laticínios: o cálcio, presente nos derivados do leite, também pode impedir a absorção do ferro;
  • Óleos e frutas adocicadas: essas frutas podem reagir com os alimentos ricos em óleo, causando a fermentação alcoólica, que lança toxinas no sangue.

Isso não quer dizer que esses alimentos devem ser evitados por completo, mas é preciso mais atenção ao combiná-los. O ideal é esperar cerca de 4 horas entre um alimento e o outro, caso eles não combinem. Outra dica é evitar o consumo de café ou chá perto das refeições principais, pois o tanino presente nessas bebidas dificulta a absorção de minerais, como o ferro e o potássio. O refrigerante também deve ser evitado, porque “roubam” cálcio durante o processo de digestão.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (1)

  • Inez Uribe disse em 24/08/2013 às 01:59:

    dicas muito importante.

  • Deixe seu comentário sobre "Como combinar alimentos"