Chocolate faz bem à saúde?

Chocolate é mesmo uma delícia. Mas será que faz bem à saúde? Engorda? Dá espinha? Vicia? As perguntas são muitas. Por isso resolvemos falar hoje sobre os mitos e verdade em torno do chocolate.

Estudos recentes mostraram que o chocolate pode sim fazer bem à saúde. Isso porque o cacau, componente fundamental do chocolate, é rico em flavonoides. Os flavonoides funcionam como antioxidante e, por isso, têm, ação anti-inflamatória, anti-hemorrágica, antialérgica e anticancerígena, além de auxiliar na absorção de vitamina C e aumentar a resistência capilar.

Mas não é qualquer chocolate que possui ação antioxidante. O chocolate meio amargo, por possui maior concentração de cacau, é mais rico em flavonoides. Já o chocolate branco não possui quantidades significativas do antioxidante. E no chocolate ao leite, mais consumido entre as pessoas, a quantidade de flavonoides é limitada, principalmente porque o leite dificulta a absorção destes no intestino.

Além dos flavonoides, o chocolate possui mais de 300 substâncias químicas e nutrientes necessários ao nosso organismo, tais como proteínas, gorduras, potássio, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B. Por isso, o consumo do chocolate pode trazer vários benefícios.

Os benefícios do Chocolate

Propriedades do Chocolate

Chocolate: mocinho ou vilão?

  • combate a oxidação e deterioração das células;
  • ajuda no funcionamento das artérias e veias e, por isso, previne doenças cardiovasculares, como infartos, derrames e outras doenças associadas à má circulação;
  • estimula a produção de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar;
  • é rico em substâncias estimulantes, como a cafeína, que ajudam na concentração e dão energia para realização de atividades do dia-a-dia.

Mas não é porque o chocolate faz bem à saúde que devemos consumi-lo em grandes quantidades. O chocolate também é rico em gordura e açúcar, o que contribui para o ganho de peso e outras doenças associadas. o Consumo diário de chocolate recomendado fica entre 15 e 30 gramas, o equivalente a um bombom.

E o chocolate diet? Também é preciso ficar de olho. Assim como outros alimentos “diet”, esse tipo de chocolate não possui açúcar, mas pode possuir mais gorduras que o chocolate comum e ser mais calórico. Por isso, é recomendado para diabéticos, e não para quem quer perder peso. Nesse caso, o ideal é optar pelo chocolate light, que possui menores quantidades de açúcar e gordura e, com isso, menos calorias.

Um pouquinho de chocolate todos os dias pode sim fazer bem à saúde, desde que seja de boa qualidade, rico em cacau e consumido na medida certa.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Chocolate faz bem à saúde?"