Cebola faz bem à saúde

A cebola é um dos condimentos mais utilizados pelos brasileiros. Além de deliciosa, a cebola tem muitos benefícios para a saúde. Um estudo realizado no Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, na Itália, avaliou a ficha médica de centenas de voluntários. Eles foram divididos em dois grupos: o primeiro comia cebola frequentemente e o segundo outro não. Ao final da pesquisa, se observou que o consumo da cebola crua reduzia em até 14% o aparecimento de câncer. E nem é preciso comer muita cebola para aproveitar esse benefício. Basta ingerir pelo menos 1 cebola por semana. No entanto, quanto maior for a ingestão da cebola, maiores serão os efeitos para a saúde.

Propriedades da Cebola

Cebola

Conheça todos os benefícios da cebola para a saúde

A cebola é rica em diversos nutrientes essenciais para a saúde. Ela possui grandes quantidades de cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, zinco, cobre, manganês, vitaminas do complexo B  e vitamina C. Além disso, possui substâncias antioxidantes, responsáveis por retardar o envelhecimento das células do nosso corpo. Entre essas substâncias, está a quercetina, que tem função anticancerígena, antiviral e também atua na prevenção do diabetes e protege os neurônios. A cebola também ajuda a reduzir os níveis de colesterol, melhora a pressão arterial previne infecções. Em nosso organismo, ela tem funções antisséptica, expectorante, diurética e desintoxicante. Dessa forma, pode ser uma importante aliada no combate de gripes, resfriados e outras doenças respiratórias.

Consumo da Cebola

O ideal é consumir a cebola crua, pois o aquecimento reduz os seus princípios ativos. A dica é utilizá-la em rodelas ou cubos, juntamente com outros vegetais, em uma salada bem colorida. Ingerindo 1 ou 2 cebolas por semana, é possível aproveitar muitos de seus benefícios, mas o consumo de 1 cebola por dia é ainda mais eficiente na prevenção e combate de doenças. A cebolinha verde também é ótima para a saúde e pode ser acrescentada aos pratos quentes após o término do preparo. Quem está de dieta para perder peso, pode comer a cebola sem medo: 100g tem apenas 28 calorias!

Sem choro

Algumas pessoas costumam chorar ao picar ou descascar a cebola. Isso acontece porque a faca rompe as células da cebola, que liberam um gás que, em contato com os olhos, provoca irritação. Para evitar as lágrimas, é possível usar alguns truques. Molhar as mãos e a cebola antes de cortá-la ajuda a reduzir os efeitos do gás nos olhos. Há quem diga que mascar um chiclete também reduz o choro. Tem pessoas que costumam colocar um óculos de natação na hora picar a cebola, uma escolha pouco usual, mas eficiente. E se algumas lágrimas rolarem, lembre-se de todos os benefícios deste alimento!

Por Emília Silva nas categorias Nutrição. Tags: , , , , , , , , , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Cebola faz bem à saúde"