Carotenoides: os Pigmentos Que Dão Saúde

Você sabe o motivo pelo qual devemos fazer refeições coloridas? Isso é necessário porque devemos ingerir nutrientes variados, que uma alimentação  colorida (logo com muitos alimentos diferentes) pode fornecer.

Os carotenoides são as substancias responsáveis por essa variedade de cores nos alimentos, sendo dividido em dois grandes grupos: os carotenos, que são os pigmentos alaranjados de alimentos como a cenoura, e as xantofilas, que tem pigmentos que vão desde o amarelo até o avermelhado.

Cenoura e beterraba

Cenoura e beterraba são ótimas fontes de carotenoides

Onde encontro carotenoides?

Os alimentos com maior índice de carotenoides são aqueles com cores mais intensas, como a cenoura, maçã, manga, melancia, salmão, caju, alface, beterraba, dentre outros.

Como devo consumir carotenoides?

Uma vez que os carotenoides são solúveis em gordura, sua absorção é mais eficaz quando forem consumidos junto com alguma fonte de gordura. Escolha sempre gorduras mais saudáveis, como o azeite e o óleo de fígado de bacalhau.

Como cozinhar e estocar os carotenoides?

Sabe-se que o processo de cozimento e estoque de alguns alimentos diminui bastante seus valores nutricionais, mas no caso dos carotenoides, sua absorção é mais eficaz quando os alimentos estão cozidos. Basta ter alguns cuidados, como preferir sempre o cozimento a vapor no lugar do cozimento por imersão e nunca deixar por tempo excessivo, caso contrário o alimento perderá nutrientes.

Além dos benefícios nutricionais, estuda-se se os carotenoides influenciam na cura ou prevenção de algumas doenças, como doenças cardíacas, catarata, asma, candidíase vaginal, câncer de laringe, pulmão, próstata e cervical. Somado a estes estudos, existem alguns, já comprovados, que mostram que o betacaroteno, um tipo de carotenoide encontrado no damasco, cenoura, abóbora, beterraba, mamão, manga e  batata doce, é um antioxidante que beneficia a visão noturna, fortalece unhas e cabelos, melhora a elasticidade da pele e aumenta a imunidade em pessoas saudáveis.

Por Daiana nas categorias Culinária, Nutrição. Tags: , , , , ,

Relacionados

Deixe seu comentário sobre "Carotenoides: os Pigmentos Que Dão Saúde"