Bolacha Integral

Basta ir ao supermercado para se deparar com diversas opções de biscoitos e bolachas integrais. A palavra “integral” no rótulo, cria a sensação de que os produtos são mais leves, naturais e que, por isso, não engordam. No entanto, nem tudo que é integral é light e é preciso ficar de olho para não levar gato por lebre.

Os alimentos integrais são aqueles que, mesmo sendo industrializados, mantém as características e nutrientes originais. Nesses produtos, não são retiradas a casca e a película protetora dos cereais, o que garante uma maior concentração de vitaminas e minerais. Além disso, os alimentos integrais possuem mais fibras e, dessa forma, ajudam no funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade após comer.

Por esses benefícios, os alimentos integrais têm chamado a atenção do público consumidor. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentos Naturais e Integrais (Abiani), o consumo de produtos integrais cresce 15% ao ano.

Alimentos Integrais

Bolacha Integral

Mas para quem quer perder peso, os alimentos integrais podem ser enganadores. No caso, das bolachas, utiliza-se, normalmente, a farinha de trigo integral, que possui mais fibras que a comum, mas acrescenta-se gordura hidrogenada (ou gordura trans) para aumentar o sabor e a durabilidade do alimento. Assim, a maior quantidade de fibras não compensa o consumo de gordura prejudicial à saúde. É preciso lembrar também, que as bolachas integrais, diferentemente do que se pensa, são tão ou mais calóricas que as bolachas comuns e, além da gordura, costumam possuir bastante açúcar.

Isso não quer dizer que você não deva comer as bolachas integrais, mas precisa ficar atento às quantidades e. principalmente, ao rótulo desses produtos. Também é interessante comparar os valores calóricos e nutricionais com os de outros produtos do mesmo tipo.

Outra opção é fazer as bolachas integrais em casa e fugir das gorduras trans. A receita abaixo é rica em fibras e não leva gordura hidrogenada.

Receita

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de aveia
  • 1 xícara de aveia em flocos
  • 1/2 xícara de linhaça triturada
  • 1 e 1/2 xícaras de farinha integral
  • 1 pitada de sal
  • 1 e 1/2 xícaras de açucar mascavo
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1/2 xícara de óleo de canola

Modo de Fazer

Misture todos os ingredientes, começando pelo óleo os ovos e acrescentando os sólidos em seguida. Quando estiver em ponto de enrolar, faça bolinhas com a massa e depois as amasse, para ficarem em formato de bolacha. Coloque em assadeira untada e leve ao forno por cerca de 25 minutos.

 

Por Emília Silva nas categorias Culinária, Nutrição. Tags: , , , , , , , ,

Relacionados

Comentários (1)

  • Gany Maridade disse em 31/03/2014 às 03:51:

    Boas bolachas, humm que bom

  • Deixe seu comentário sobre "Bolacha Integral"