Beterraba Combate a Anemia?

Os alimentos naturais têm vários benefícios para a saúde, mas existem também muito mitos em relação a eles. Hoje vamos falar um pouquinho sobre a ideia, bastante difundida, de que a beterraba ajuda a combater a anemia. Será que essa informação é verdadeira?

Falta de Ferro

Existem vários tipos diferentes de anemia, mas a mais comum é a ferropriva, causada pela ausência do ferro em nosso organismo. O resultado dessa carência são alguns sintomas como palidez, cansaço, perda de apetite e taquicardia. Para suprir a falta do ferro, os especialistas recomendam uma dieta rica no mineral. É justamente aí que entra a “sabedoria” popular, que afirma que o consumo de beterraba é bom para controlar a anemia.

Beterraba

Beterraba

Beterraba e Anemia

É difícil saber como e onde essa ideia surgiu, mas, na verdade, o teor de ferro na beterraba e bem menor que o de outros alimentos. É claro que a raiz de cor roxa traz benefícios para a saúde, pois ela é rica em antioxidantes, fibras e outros componentes importantes. Porém, a beterraba não é capaz de tratar a anemia ferropriva.

Dieta para Pessoas Anêmicas

Quem sofre com esse tipo de anemia deve incluir no cardápio outros alimentos ricos em ferro, como as carnes vermelhas, o feijão e os vegetais verde-escuros. Outra dica essencial é ingerir vitamina C, pois ela facilita a absorção de ferro pelo organismo. O limão, o abacaxi, a laranja, a acerola e o tomate contém boa quantidade da vitamina e também devem ser incluídos na dieta do anêmico.

Por Mila Silva nas categorias Nutrição, Saúde. Tags: , , , , ,

Relacionados

Comentários (5)

  • Rogerio Romani disse em 14/09/2013 às 17:53:

    Olha?! Fui mal informado como a grande maioria, só mesmo a rede social para desvendar mitos, boa dica, vou compartilhar para todos

  • Miguel Angelo disse em 14/09/2013 às 17:48:

    Muito interessante. É sempre e bom estar bem informado para poder orientar nossos filhos.

  • Edson Dos Santos disse em 15/10/2013 às 18:17:

    Sempre soube que a beterraba juntamente com o melado da cana-de-açúcar são indicados para a anemia. Confesso que já vi alguns resultados oriundos dessa combinação.

    • Emília Silva disse em 10/12/2013 às 09:25:

      Edson, o fato de não haver pesquisas que comprovem o resultado não quer dizer que ele não exista. Só recomendamos cuidado com esse tipo de indicação sem comprovação científica.

  • Fafa Assuncao disse em 12/06/2014 às 09:58:

    de qualquer maneira, amo beterraba.

  • Deixe seu comentário sobre "Beterraba Combate a Anemia?"